Fechar menu lateral

Codi Academy lança o Nexus, solução com uso do Chat GPT

A empresa incubada do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Codi Academy desenvolveu uma tecnologia baseada em Chat GPT para auxiliar os alunos de sua plataforma.

 

A tecnologia

 

O Nexus é baseado em Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais.

A arquitetura do Nexus se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.

A ideia é que ele possa aprimorar a experiência dos alunos da Codi Academy, respondendo a dúvidas de forma instantânea, gerando listas de exercícios com respostas, gerando códigos para programas de computador ou até mesmo páginas da web completas, e também possa ministrar aulas. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.

Como toda inteligência artificial, o Nexus se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma as querys, os questionamentos dos usuários, em respostas.

O grande diferencial é que essas respostas podem ser criativas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre em um mecanismo de busca, que apenas retorna os resultados, o Chat GPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.

 

Codi Academy

 

A Codi Academy é uma escola de programação gamificada e multiplataforma. Em um mundo repleto de novas tecnologias, a educação precisa englobá-las ao invés de competir com elas. Utilizamos a tecnologia para otimizar o tempo de ensino e torná-lo mais atraente para nossos alunos.

 

Chat GPT

 

GPT é a sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, em tradução literal, “Transformador pré-treinado generativo”. Assim, o Chat GPT, é um modelo de linguagem tecnológica que, a partir de um algoritmo baseado em redes neurais, estabelece uma “conversa” com o usuário, usando os dados disponíveis em rede. Dessa forma, responde de forma profunda e detalhada quaisquer dúvidas feitas. A ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela OpenAI, empresa norte-americana que contou com Elon Musk como um dos fundadores.

 

Outras informações

 https://codiacademy.com/