Qual é a influência de uma universidade na dinâmica social da região em que está inserida? Como os projetos comunitários e extensionistas podem desenvolver a comunidade envolvida? Na região de Governador Valadares, a resposta para essas e outras perguntas pode ser encontrada na prática, a partir da atuação social de docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2019, muitas foram as ações desenvolvidas na comunidade valadarense e em cidades do entorno. Com projetos acadêmicos, de assessoria social e de saúde, a UFJF-GV reforça seu papel social e se insere, cada vez mais, em Governador Valadares.

Na 4ª edição da Feira da UFJF-GV, comunidade teve aceso a serviços de assessoria jurídica (foto: Ivan Bretas/UFJF)

Neste ano, projetos e programas de extensão desenvolvidos pela Universidade levaram educação, serviços de saúde e cultura a diversos municípios da região. Além da 4ª edição da Feira da UFJF-GV, evento tradicional realizado no centro da cidade, em 2019 ocorreu a Feira de Saúde em Doenças Crônicas e Endêmicas, promovida pelo projeto de extensão Epidemiologia Aplicada a Mobilização Social.

A Mostra de Profissões, tradicionalmente realizada em escolas de GV, chegou à cidade de Capitão Andrade, onde foram repassadas informações sobre os cursos oferecidos pela Universidade, as formas de ingresso na Instituição e demais oportunidades oferecidas aos estudantes. “Inovamos neste ano com a participação dos TAEs, das atléticas e diretórios acadêmicos. Foram mais de 120 integrantes envolvidos na organização e realização das atividades”, destacou a gerente de Graduação, Andréia Queiroz.

A Universidade chegou também ao distrito de Xonin de Cima, onde foi realizada a Feira Multidisciplinar, com mais de 20 projetos desenvolvidos no campus, para oferecer à comunidade local uma série de serviços gratuitos voltados para as áreas de saúde, direitos do cidadão e educação. Integrantes da UFJF-GV participaram, também em Xonin, da inauguração da biblioteca da Escola Municipal Dom Bosco, e colaboraram com a doação de 600 livros, entregues a partir de campanha realizada na Instituição.

Atenção à população da cidade e região

Os estudantes e professores da UFJF-GV conduziram, também, serviços gratuitos de saúde e assessoria jurídica nas clínicas-escola da UFJF-GV. Em 2019, a equipe da Clínica de Nutrição atendeu aproximadamente 480 pessoas, o que, segundo a coordenadora Daniela Correa, retrata a demanda expressiva de um público que necessita de cuidados nutricionais, “seja para adequar o peso corporal, que pode refletir em melhorias nos níveis da pressão arterial, de exames bioquímicos como glicose, perfil lipídico bem como na qualidade de vida”.

Além dos atendimentos individuais, foram realizadas orientações em grupo para os pacientes. A expectativa é de aumentar os atendimentos e as parcerias para o próximo ano, a fim de “dar mais assistência à comunidade, promover o aprendizado prático e orientado aos nossos estudantes e ainda realizar trabalhos baseados nos princípios da interprofissionalidade”. Atualmente, a clínica de Nutrição promove atendimentos relacionados a sobrepeso, obesidade, dislipidemias, diabetes, hipertensão, desnutrição, deficiências nutricionais, distúrbios do trato gastrointestinal, entre outros.

Integrantes da Clínica do curso de Odontologia também promoveram muitos serviços neste ano: a equipe realizou cerca de quatro mil atendimentos. Para a coordenadora do curso, Rose Mara Ortega, os números crescentes representam o reconhecimento da presença do curso na comunidade, aumentando, assim, a procura pelos serviços. “Os serviços prestados à comunidade de Governador Valadares e região têm impacto na prevenção e promoção de saúde bucal da população, e, por sua vez, a oportunidade de prestar atendimentos para a comunidade beneficia o curso com práticas acadêmicas de nossos alunos sob supervisão dos professores”.

Atualmente, cerca de 50 pacientes são atendidos regularmente pela Farmácia Universitária, que neste ano prestou 120 consultas a cidadãos da cidade e região. A Farmácia desenvolve atividades como atendimento à comunidade por meio da oferta do serviço clínico farmacêutico de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Em Governador Valadares, discentes e professores de Fisioterapia prestaram serviços de saúde primária – nas unidades de saúde, secundária (na clínica-escola) e terciária, no Hospital Municipal, totalizando quase 14 mil atendimentos na cidade. “A atuação dos estagiários tem proporcionado atendimento gratuito e de qualidade à comunidade valadarense, permitindo retribuir em parte a confiança e os investimentos que a sociedade tem dedicado ao nosso campus. É um exemplo da importância da universidade pública e gratuita para a sociedade brasileira”, destacou a coordenadora Cristina Coelho, em nome da equipe.

O Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (Nepi) totalizou aproximadamente 900 atendimentos neste ano, a partir de ações focadas na conexão ensino/pesquisa/extensão, como estágios, aulas práticas, estudos do perfil epidemiológico da população idosa, programas de educação em saúde, ações preventivas específicas de saúde, entre outras.

Ao final de 2019, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UFJF-GV comemora três anos de existência, e contabiliza 820 atendimentos, dentre os quais 570 casos foram admitidos. Atualmente, o NPJ acompanha 154 casos.

Trabalho social para oferecer novas oportunidades

Equipe que integra o projeto de extensão Laboratório do Amanhã (Foto: Dante Rodrigues)

Integrantes do Laboratório do Amanhã, projeto de extensão da UFJF-GV realizado junto a reeducandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Governador Valadares, realizaram, neste ano, diversas atividades de capacitação no local. Dezenas de mulheres receberam capacitação sobre empreendedorismo, higiene alimentar, e aprenderam técnicas de preparação de salgados.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do curso de Administração da UFJF-GV, Juliana Goulart, o principal objetivo da capacitação e das demais ações do projeto é que “quando essas mulheres saiam do cárcere, consigam empreender em casa e na própria comunidade, ou quem sabe abrir um negócio”, driblando, desta forma, a falta de empregabilidade tão comum entre os oriundos do sistema prisional.

Conquistas acadêmicas e aprovações de egressos

No ano de 2019, a UFJF-GV promoveu a 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, evento já consolidado no campus Governador Valadares, como o “único evento que agrega toda a comunidade acadêmica e civil”, segundo o coordenador acadêmico da Instituição, Fábio Pieri. “Esse evento faz com que todos vejam os trabalhos realizados aqui, independente de Instituto e área. Isso estimula parcerias de pessoas de áreas diferentes e que trabalham com temas semelhantes em ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

Neste ano, a Universidade presenciou a conclusão de turmas de mestrado e doutorado realizados no campus GV. Ocorreram as primeiras defesas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, e de doutorado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM).

Da esquerda para a direita: Pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, vice-reitora Girlene Alves, coordenador do curso de Direito UFJF-GV, Daniel Mendes Ribeiro, e reitor Marcus David (foto: Ivan Bretas)

A Faculdade de Direito da UFJF-GV recebeu, em 2019, o selo de qualidade OAB Recomenda, concedido às instituições de ensino superior que se destacam na formação de bacharéis de Direito. O mérito foi entregue pelo reitor Marcus David, que, na ocasião declarou: “esse é mais um exemplo de que apesar de todas as dificuldades de infraestrutura que temos em Governador Valadares, a qualidade dos nossos professores, técnicos e estudantes academicamente é muito importante”.

Neste ano, a UFJF-GV ampliou a oferta de cursos à comunidade, com a inserção do Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde. Para o coordenador acadêmico Fábio Pieri, a oferta de mais um programa permite que a UFJF-GV oferece “mais uma oportunidade de capacitação para profissionais da área da saúde de GV e região”.

Também entre as conquistas de 2019, Fábio Pieri destaca os editais de apoio às ações de extensão, de apoio à realização de eventos e à participação de servidores em eventos dentro e fora do país. Segundo Pieri, os editais promoveram condições para desenvolvimento de atividades e continuidade de projetos. “A aquisição de materiais e serviços colaborou para suprir as necessidades mínimas de projetos no campus, enquanto o edital de apoio à realização de eventos permitiu que o campus realizasse mais ações científicas, ampliando a divulgação e a discussão de ciência na cidade”.

Ainda de acordo com o professor, a possibilidade de viabilizar a participação de servidores em eventos técnico-científicos promove a reversão de benefícios ao campus: “os servidores participam de eventos, veem coisas novas, firmam parcerias de pesquisa e extensão, e, em alguns casos, trazem informações e melhorias para o ensino da graduação como um todo”, destacou.

UFJF-GV fora de casa

Estudantes e professores do campus avançado participaram da Operação Parnaíba, edição 2019 do Projeto Rondon. As atividades beneficiaram cerca de 4,5 mil moradores de Jatobá do Piauí, através de atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção e comunicação.

Neste ano, acadêmicos do campus avançado receberam, também, as cartas de aprovação no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad). O evento foi promovido no campus sede pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), e transmitido ao vivo para o campus GV.

Assessoria rende conquista de terreno para catadores de lixo

A Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf) conquistou, através de assessoria da UFJF-GV, o prêmio de R$ 80 mil em investimentos, assessoramento técnico e a doação de um terreno na cidade para desenvolvimento de suas atividades. A coordenadora do projeto “Associação de Catadores do Turmalina – Formação e Assessoria Jurídica”, Fernanda Alcântara, comentou a importância da conquista “para estruturar a Associação e retirar essas famílias de uma condição completamente insalubre, que é o lixão da cidade, atualmente convivendo com emissão de gases, material perfurocortante e risco iminente à saúde”.

O projeto da UFJF-GV presta, também, cursos de formação em Economia Solidária e desenvolve campanhas em prol da Ascarf, como a de arrecadação de buchas de cozinha, um programa de logística reversa que converterá esponjas em pontos que, por sua vez, serão revertidos em dinheiro para a Associação.

Inclusão e apoio estudantil

Em 2019, a comunidade acadêmica da UFJF-GV participou de diversos eventos de inclusão e conscientização social sobre temas de relevância, como o combate ao preconceito racial, social, a violência contra a mulher e a consciência negra.

Integrantes de uma Organização Não-Governamental (ONG) de alunos de medicina – a IFMSA promoveram o primeiro Simpósio Acadêmico de Autismo, com o objetivo de promover a inclusão social, desmistificar conceitos e abordar sinais clínicos, de diagnóstico e tratamento do autismo.

Palestra Show de Dudu do Cavaco reuniu grande público na UFJF-GV (Foto: dante Rodrigues)

O fundador do Mano Down, instituto que busca propiciar mais autonomia às pessoas com Síndrome de Down, participou de evento no campus GV. Durante a palestra show, Leonardo Gontijo se juntou a Dudu do Cavaco para abordar, com leveza e talento, o tema da síndrome e a importância da inclusão.

Já o setor de Apoio Estudantil promoveu diversas ações de combate à ansiedade e conscientização sobre o adoecimento mental dos estudantes.

Criado em 2019, o Grupo de Estudos Relações Raciais, Estado e Sociedade promoveu eventos para debater os elementos do racismo estrutural na sociedade. A intenção para 2020 é desenvolver um calendário permanente de debates sobre a racialidade como um todo. “Todos precisam estar envolvidos, negros e não-negros. É imprescindível um grupo de estudo dentro da universidade que esteja aberto para toda a comunidade valadarense”, ressaltou um dos integrantes, o professor do Bráulio Magalhães.

Da escola para a Universidade

O Cursinho Comunitário, Camponês e Popular reforçou seu papel social na capacitação de jovens e adultos que prestaram o ENEM. Ao todo, 25 estudantes do campus se revezaram na missão de ministrar as aulas durante dois meses de curso. A iniciativa rendeu frutos para dezenas de novos estudantes, como a Simone Monteiro, valadarense de 38 anos que encarou o curso como uma oportunidade de dar prosseguimento ao projeto que quase duas décadas antes as circunstâncias da vida se encarregaram de interromper. “Eu pude recordar matérias e teve até algumas que eu não me lembrava mais. Foi isso que me ajudou a conseguir uma nota boa para essa vaga na universidade”, afirmou.

Atividade envolveu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. (Foto: Pedro Hiago)

O projeto de extensão “Observatório de Bioquímica e Imunologia como estratégia educacional para o ensino fundamental nas escolas públicas de Governador Valadares” promoveu uma série de atividades com estudantes da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. Os alunos conheceram laboratórios da UFJF-GV, participaram de feiras de ciências e atividades que visavam ao incentivo do interesse pela ciência.

Infraestrutura

O ano de 2019 marcou o início das obras para construção do novo prédio dos cursos de Farmácia e Nutrição. O imóvel localizado no bairro Santa Rita terá 2.895,96m² e contemplará a Farmácia Universitária, a Clínica Escola de Nutrição, laboratórios de ensino, salas de aula e ambientes de apoio aos usuários.

Demanda antiga da comunidade acadêmica, o início da construção do imóvel em fevereiro de 2019 foi fruto de um trabalho conjunto de diversos setores da universidade. “Representa a concretização do primeiro projeto cuja concepção arquitetônica foi desenvolvida pelas arquitetas da UFJF-GV juntamente com o envolvimento de toda a equipe de projetos atuando na fiscalização da execução dos projetos complementares. Destacamos a atuação da Gerência de Infraestrutura no apoio à comunicação com a equipe técnica do campus sede, que se dispôs a nos orientar sempre que solicitada, com suas experiências e atuações nas obras e projetos realizados em Juiz de Fora”, destacou Sara La-Gatta Martins, arquiteta da UFJF-GV e gestora do contrato.

De acordo com a gerente de infraestrutura da UFJF-GV, Marjory Almeida, a previsão de término da obra é 31 de agosto de 2020. “A parte estrutural da obra deve ser finalizada ainda em janeiro de 2020. A partir daí serão realizadas as etapas de revestimentos, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas, passando para a parte de acabamento”.

Desafios e expectativas para 2020

Para o próximo ano, as expectativas envolvem ampliação de parcerias, conquistas acadêmicas e estabilidade de infraestrutura. “Esperamos consolidar todas essas ações, projetos e cursos de graduação e pós-graduação que temos em GV. Além disso, conquistar avanços na infraestrutura, com o início das atividades no imóvel do Departamento de Ciências Básicas da Vida, e as reformas e atividades no imóvel do Vila Bretas”, pontua Fábio Pieri.

Está previsto para o próximo ano o lançamento da Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV, que reunirá o resultado das pesquisas e dos projetos desenvolvidos no campus. “Além disso, devido ao grande número de eventos realizados em GV no ano de 2019, muitos com recepção de resumos e apresentação de trabalhos, estamos projetando para o primeiro semestre de 2020 um volume especial da Revista. Será um ano muito promissor”, comentou Pieri.

Ainda segundo o docente, é esperado um aumento no número de parcerias com outras instituições de ensino no Brasil, e com as instituições privadas que funcionam em GV, “com o intuito de integrar ações acadêmicas e fortalecer Governador Valadares como um polo de ensino superior do estado”. Fabio reforça, ainda, a importância dos docentes, estudantes e técnico-administrativos da Instituição na conquista desses objetivos: “nossos recursos humanos são o que temos de melhor e mais forte na UFJF-GV. Mesmo com infraestrutura aquém da necessária e desejada, nossos servidores e alunos fazem a diferença e promovem Ensino, Pesquisa e Extensão de alta qualidade na região”.

Outras informações: (33) 3301-1000 – UFJF-GV