Ana Carolina e Bráulio Magalhães são integrantes do Grupo de Estudo (Foto: Pedro Hiago)

Elementos do racismo estrutural foram objetos de discussão do primeiro encontro do Grupo de Estudos Relações Raciais, Estado e Sociedade do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), realizado na tarde desta terça-feira, 3, na Pitágoras. A partir da discussão sobre o texto “O que é Racismo Estrutural? ”, de Sílvio Almeida, a atividade proporcionou uma reflexão sobre o racismo como alicerce das relações sociais.

Para Ana Carolina Pereira Fernandes, estudante do curso de Ciências Econômicas da UFJF-GV, o texto discutido convida o leitor a refletir sobre “o quanto o racismo é um fenômeno histórico e cultural e não fatos isolados. É uma discussão sobre as estruturas da sociedade que estamos inseridos”.

De acordo com o professor Bráulio Magalhães, do departamento de Direito da UFJF-GV, uma fala individual racista é consequência da própria estruturação social historicamente construída. “A estruturação da vida em sociedade está posta para que não existam negros em determinados lugares. Então precisamos trabalhar em todo um processo de desconstrução”.

Criado em 2019, o Grupo de Estudos Relações Raciais, Estado e Sociedade pretende desenvolver um calendário permanente de debates sobre a racialidade como um todo.  “Todos precisam estar envolvidos, negros e não-negros.  É imprescindível um grupo de estudo dentro da universidade que esteja aberto para toda a comunidade valadarense. Temos uma proposta ampla e aberta para participação de outras universidades, grupos, escolas, indivíduos ou outras instituições interessadas”, ressaltou Magalhães.

Além de Bráulio e Ana Carolina, o grupo de estudos conta atualmente com a professora Mariana Lage, do departamento de Administração; Flávia Carvalho, produtora cultural; Rosângela Santos, pedagoga; Alessandra Efreim, psicóloga; e Devani Tomaz, técnica em assuntos educacionais.

Interessados em participar do Grupo de Estudos Relações Raciais, Estado e Sociedade podem entrar em contato com a produtora cultural Flávia Carvalho, através do e-mail flavia.carvalho@ufjf.edu.br