Estudantes receberam visita de servidores e estudantes da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

Servidores e estudantes do Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram, nesta semana, da Mostra de Profissões da Escola Estadual Levindo Dias, em Capitão Andrade, cidade a 35km de GV. Durante a atividade, foram repassadas informações como os cursos oferecidos pela Universidade, as formas de ingresso na Instituição e demais oportunidades oferecidas aos estudantes.

Bate-papo começou em sala de aula. (Foto: divulgação)

Para a gerente de Graduação da UFJF-GV, as visitas fornecem uma troca muito válida entre os participantes: “os estudantes do Ensino Médio podem tirar dúvidas sobre a Universidade, as formas de acesso e os cursos que oferecemos. Ao mesmo tempo, a atividade colabora para a inserção da Universidade na comunidade da região”, comentou a professora Andréia Queiroz.

Edmara, à esquerda, apresenta oportunidades da UFJF-GV aos estudantes. (Foto: divulgação)

Disseminar as oportunidades que a Universidade oferece e colaborar para o desenvolvimento dos estudantes nas cidades vizinhas são as principais vantagens das visitas às escolas públicas, segundo mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde, Edmara Pereira. “A vinda da UFJF para a região tem trazido melhorias, tanto no sentido técnico de formar pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, quanto para melhorias na infraestrutura da região. Muitas vezes, na escola pública, não temos conhecimento sobre como ingressar em uma universidade pública, como conseguir bolsas, e as formas de permanência na universidade”.

“A minha melhor escolha, com certeza, foi estudar na UFJF-GV. Mudou a minha vida!” Edmara Pereira, mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde

Edmara, que é natural de Capitão Andrade e egressa do curso de Odontologia no campus GV, compartilhou, também, a influência da Instituição na sua própria trajetória. “Durante todo o período da faculdade fui bolsista, de Iniciação Científica, Extensão e Monitoria; hoje sou aluna de novo no mestrado. A UFJF-GV mudou a minha vida, realizei meu sonho”. Ela reforçou, ainda, o sentimento em voltar à cidade natal levando suas próprias experiências aos conterrâneos: “Fico muito feliz em voltar a Capitão Andrade, ver meus irmãos de cidade e trazer esse depoimento de que é possível realizar nossos sonhos através dos nossos esforços. Quero que a UFJF-GV continue levando a Mostra de Profissões a outras cidades, porque, com certeza, será um diferencial, um divisor de águas na vida desses indivíduos”.

Equipe da UFJF-GV em visita a Escola Estadual Levindo Dias. (Foto: divulgação)

Também participaram da visita os servidores Erick Carvalho Campos, Paulo Henrique Marques e os egressos e atualmente estudantes de pós-graduação Diego Alves dos Santos e Lilian Lopes.