Comunidade teve acesso a serviços de assessoria jurídica. (Foto: Ivan Bretas)

Avaliações antropométricas, orientações nutricionais, exames de boca e assessoria jurídica foram alguns dos serviços oferecidos gratuitamente à população de Governador Valadares, no último sábado, durante a 4ª edição da Feira da UFJF-GV. O evento, já tradicional na cidade, reuniu estudantes e professores dos dez cursos de graduação da Universidade, e contou com a participação e parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus GV.

Ermelinda ficou satisfeita com atendimento bucal recebido. (Foto: Dante Rodrigues)

Quem passou por algum dos mais de 15 stands distribuídos na Praça dos Pioneiros pôde comprovar, na prática, o papel extensionista da Universidade, que se insere na comunidade e promove serviços de qualidade à população. É o caso de Ermelinda Reis, de 50 anos, que foi atendida por estudantes e professores do curso de Odontologia e recebeu orientações sobre a necessidade de tratamento bucal. “Recebi um atendimento muito bom, mesmo. Agora preciso de um tratamento e estou aguardando a vaga na clínica para fazer. Esse tipo de atividade deveria acontecer mais vezes, é muito boa pra nós”, comentou. Durante as quatro horas de evento, o stand da Odontologia contabilizou cerca de 300 atendimentos e encaminhamentos à comunidade.

Cândida marcou presença logo no início da Feira. (Foto: Ivan Bretas)

Nem o cansaço pós 24 horas de trabalho e o sono na manhã de sábado impediram que Cândida Gomes participasse das atividades. Natural de Xonin, distrito de GV, ela visitou a equipe do curso de Farmácia e contou um pouco da sua experiência com medicamentos naturais: “lá em casa, eu recorro aos pneus que temos no quintal para plantar manjericão, alecrim, hortelã, erva cidreira… Faço reciclagem do pneu e ainda colaboro com minha saúde. Deixei meu trabalho agora 7h, estou cansada, mas não poderia deixar de vir, está sendo maravilhoso participar”.

Evento contou com atividades voltadas às crianças. (Foto: Dante Rodrigues)

Eventos como a Feira da UFJF-GV reafirmam a importância dos trabalhos desenvolvidos na Universidade e sua relevância na comunidade. É o que pontuou o professor de Direito, Jean Filipe Ramos: “Temos que cada vez mais ressaltar a importância e o papel da UFJF para a comunidade; é a oportunidade de a Universidade conversar diretamente com a sociedade”. Ainda segundo o docente, além de reunir atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, o evento permite que os estudantes possam ter contato com atividades profissionais, em “uma troca de experiências e olhares entre os cursos, e entre a Universidade e a comunidade”. A gerente de Graduação da UFJF-GV, Andréia Queiroz, fez coro ao professor e destacou a importância do evento em integrar a Instituição e o povo da cidade, “pois a Universidade é nossa, é de Governador Valadares”.

Foram feitos cerca de 300 atendimentos e encaminhamentos de saúde bucal. (Foto: Ivan Bretas)

“Na sala de aula aprendemos a teoria, de forma científica. Aqui trazemos a informação para a população, de forma mais clara”, comentou Yana Patrício. Segundo a estudante do 5º período de Nutrição, a Feira permite que o público conheça a UFJF-GV e os serviços prestados à comunidade: “Auxiliamos na saúde da comunidade, temos contato com a população, entendemos o histórico do paciente e aprendemos ainda mais”, finalizou.

IFMG participou do evento com diversas ações de gestão e segurança. (Foto: Dante Rodrigues)

Conforme edições anteriores, a 4ª edição da Feira da UFJF-GV contou com participação do campus GV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. De acordo com o diretor de Ensino da Instituição, Tonimar Senra, “é importante juntar forças e apresentar para a comunidade os serviços e ações que desenvolvemos. O IFMG trouxe diversos projetos como Sustentabilidade, Gestão Ambiental, além de ações dos cursos de Segurança do Trabalho, Engenharia de Produção, entre outros”.

População participou de atividades físicas e de dança. (Foto: Ivan Bretas)

Além dos diversos stands, o evento contou com praça de recreação educativa para crianças, apresentações culturais da comunidade acadêmica, atividades físicas e números de dança coletiva; tudo organizado para a comunidade de Governador Valadares da forma como deve ser: pública, gratuita e de qualidade.

As fotos da 4ª Feira da UFJF-GV estão disponíveis neste link.