Criscila Cristina Ramos recebe certificado das mãos do prof. Fábio Pieri. (Foto: Ivan Bretas)

Em cerimônia realizada nesta terça, dia 11, estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam as cartas de aprovação no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad). O evento foi promovido no campus sede pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), e transmitido ao vivo para o campus GV, ocasião em que os seis aprovados da UFJF-GV receberam o certificado pelas mãos do vice-diretor, Fábio Pieri.

O edital do Piigrad contemplou 165 vagas, divididas entre 55 instituições de ensino de países como Alemanha, Portugal, Israel, Coreia do Sul e Índia. Durante a cerimônia, a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, frisou que pensar a internacionalização em tempo de crise é resistir e insistir para que os conhecimentos possam circular. “Estamos mandando nossos meninos e meninas para o mundo e essa é, de fato, uma das missões da universidade. Mandamos para o mundo com a certeza de que receberemos de volta transformados, porque o mundo é o lugar onde as ideias brincam”.

Para o reitor da UFJF, prof. Marcus David, a internacionalização tem papel fundamental na dinâmica atual da universidade pública. “As universidades estão enfrentando desafios orçamentários, mas decidimos manter um programa como esse por acreditarmos em sua importância para nossos alunos, para a comunidade universitária e para sociedade de um modo geral. Esse momento é uma sinalização de que acreditamos que o investimento na formação de nossos estudantes é fundamental para mudarmos a realidade do país”.

Cerimônia foi transmitida ao vivo para GV. (Foto: Ivan Bretas)

Segundo a gerente de Graduação da UFJF-GV, Andréia Queiroz, a participação dos graduandos no Programa de Intercambio Internacional é “extremamente importante para uma formação integral desses estudantes, visto que trará inúmeras experiências profissionais e pessoais, além de serem oportunidades que fortalecem as ações de internacionalização do nosso campus”, comentou. A professora destacou ainda a importância da inovação na cerimônia de entrega dos certificados: “é o primeiro ano em que a cerimonia ocorre simultaneamente entre os campus JF e GV, isso é resultado de um trabalho árduo e integrado entre a Diretoria de Relações Internacionais, o CGCO, a Coordenação Acadêmica e Gerência de Graduação do Campus GV, além no Núcleo de Tecnologia da Informação e setor de Comunicação do campus GV”.

Para o coordenador Acadêmico e vice-diretor do campus GV, “foi uma satisfação muito grande representar institucionalmente a UFJF como portador dessa notícia importante para nossos estudantes”. Ainda segundo Fábio Pieri, “essa é uma oportunidade ímpar tanto para os estudantes contemplados, que se apresentavam muito empolgados com o programa, quanto para o campus como um todo, pois quando estes estudantes retornarem, trarão experiências que serão compartilhadas com os colegas e com servidores, o que muitas vezes pode acarretar na melhoria de alguns processos acadêmicos da universidade”.

O estudante do 9º período de Economia, João Augusto de Paula Leite, recebeu a notícia da aprovação no processo com muita alegria. “Representa a oportunidade de levar o nome da UFJF-GV para o exterior, e também ver outra cultura, novas formas de aprender e ensinar”. Entre os meses de setembro de 2019 e janeiro do próximo ano, João integra a equipe de estudantes da Universidade da Beira Interior, na região de Covilhã, em Portugal. “Essa experiência vai me fazer ganhar novas perspectivas, outros horizontes de carreira, tentar ter uma visão diferente do Brasil estando no exterior, além de fazer contatos que auxiliem em uma pós-graduação”.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais