Professora Sandra Bertelli apresentou o curso de Farmácia aos alunos do Nelson de Sena (Foto: Pedro Hiago)

A sexta, 20 de setembro, foi um dia especial para estudantes e profissionais do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e da Escola Estadual Nelson de Sena.

A escola que conta com aproximadamente 1800 alunos abriu as portas para que a UFJF-GV pudesse apresentar aos estudantes do Ensino Médio as atividades realizadas na universidade que oferece atualmente dez cursos de graduação, cinco de pós-graduação e uma série de projetos de pesquisa e extensão.

Andreia conversa com estudantes na sala de aula. (Foto: Pedro Hiago)

A atividade de apresentação da UFJF-GV para estudantes do Ensino Médio é realizada na cidade há alguns anos. Segundo a gerente de Graduação do Campus GV, Andreia Queiroz, a edição deste ano contou com uma inovação: “além de docentes e técnico-administrativos em educação, neste ano contamos com a participação de estudantes, representantes dos Diretórios Acadêmicos, das Atléticas e das Ligas Acadêmicas da UFJF-GV, que apresentaram muitas das oportunidades que a Universidade pode oferecer para os estudantes, como formas de ingresso e apoio estudantil. É gratificante ver os próprios alunos divulgando as vantagens de se fazer parte da Universidade”.

Flávia Ribeiro é diretora da Escola Nelson de Sena (Foto: Dante Rodrigues)

Para a diretora da escola Nelson de Sena, Flávia Ribeiro de Vasconcelos Batista, a aproximação entre as instituições é essencial para fomentar o interesse dos estudantes do ensino médio em seguir estudando. “Muitos dos alunos sequer conhecem ou sabem da existência da UFJF aqui em Governador Valadares e cabe a nós apresentar a instituição e os processos de ingresso e cursos existentes. É importante que o aluno de escola pública se aproprie desta possibilidade”.

Amanda reencontrou colegas (Foto: Dante Rodrigues)

Possibilidade que virou realidade para a ex-aluna da escola Nelson de Sena e atual discente do segundo período de Educação Física da UFJF-GV, Amanda Kathrin Silva de Oliveira. Ao retornar ao colégio em que estudou o ensino médio, Amanda reencontrou e inspirou colegas que desejam seguir o seu exemplo. “Aqui foi praticamente a minha casa. Poder voltar e ajudar a apresentar a universidade para minha galera é uma oportunidade única e incrível. Vim mostrar a eles que temos uma universidade pública aqui em nossa cidade e que aproveitar esta oportunidade é uma alavanca incrível em nossa vida”.

Marcelo e Ana Paula são estudantes do 2º ano do ensino médio (Foto: Dante Rodrigues)

Estudante do segundo ano do ensino médio, Marcelo Gomes de Oliveira Júnior pretende seguir os passos de Amanda, porém em outro curso. “Esta atividade me ajudou a ter uma ideia sobre qual carreira seguir quando eu for fazer a faculdade. Tudo indica que serei um administrador”, destacou.

Também estudante do segundo ano, Ana Paula Pinto Ribeiro já conhecia a universidade, mas aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais dos cursos. “Tenho dois irmãos que já estão na UFJF-GV cursando Farmácia e Fisioterapia. Eu acho que vou tentar passar em Nutrição ou Odontologia”.

Atléticas

Mascote da Atlética Camelo marcou presença (Foto: Dante Rodrigues)

Além dos cursos, os estudantes do Nelson de Sena tiveram a possibilidade de conhecer as Atléticas criadas por estudantes da UFJF-GV. Participaram do evento as Atléticas Tubarão (Fisioterapia, Nutrição e Farmácia), Gigantes (Medicina), Mamute (Odontologia), Camelo (Direito) e União, Igualdade e Força (LGBT).

De acordo com Webert Arão, membro da União, Igualdade e Força, o objetivo é mostrar que a universidade vai além da pesquisa, ensino e extensão. “Trazer as atléticas é mostrar que a universidade vai muito além da pesquisa, ensino e extensão. Temos as atléticas com este caráter esportivo e festivo, que possibilita ao aluno ter uma experiência dentro do mundo universitário que talvez ele nunca teria.  É fomentar a importância da prática do esporte e dos conceitos de diversidade e tolerância que a gente procura trazer aqui para o município. ”

Clique aqui e aqui para conferir fotos das atividades realizadas no Nelson de Sena.

Colégio Ibituruna

No sábado, 21 de setembro, a UFJF-GV também participou da quinta Mostra de Profissões do Colégio Ibituruna. Alunos e professores da universidade apresentaram ao público, por meio de estandes, palestras e oficinas, um pouco sobre os cursos de graduação oferecidos pelo campus e sobre a rotina profissional nas diversas áreas de formação.

Clique aqui e confira as fotos da atividade no Colégio Ibituruna.