Mais de 250 trabalhos foram apresentados durante os três dias de evento. (Foto: Sebastião Junior)

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) encerrou na tarde desta sexta-feira, 1, as atividades da 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foram três dias de palestras, oficinas, instalações pedagógicas e debates voltados para as áreas de atuação acadêmica: ensino, pesquisa, extensão e inovação. A programação da Semana também abrigou a apresentação de trabalhos da quarta edição da Mostra de Extensão e do Seminário de Iniciação Científica, do 1º Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea) e da 2ª Mostra de Graduação. Mais de 250 trabalhos foram apresentados durante o evento.

Instalação pedagógica realizada pelo Núcleo de Agroecologia (Nagô) durante a 4ª Mostra de Extensão. (Foto: Dante Rodrigues)

Na opinião de uma das coordenadoras da Mostra de Extensão, a professora Andréia Peraro, a atividade foi bem participativa este ano. Segundo ela, o principal motivo foi a mudança na ordem de apresentação dos trabalhos. É que até o ano passado uma parte do dia era reservada às produções da área de saúde, enquanto o outro turno ficava com os demais cursos. “Nós tentamos mesclar os trabalhos do ICSA [Instituto de Ciências Sociais Aplicadas] e do ICV [Instituto de Ciências da Vida]. A gente colocou os trabalhos nos dois turnos, chamamos avaliadores dos dois institutos e de outras instituições. Isso proporcionou que todos conhecessem os trabalhos e participassem”, explicou. A 4ª Mostra de Extensão reuniu 93 produções.

2ª Mostra de Graduação reuniu trabalhos desenvolvidos pelas ligas acadêmicas, treinamento profissional, monitoria e PET. (Pedro Hiago)

Já para a docente Andreia Queiroz, que coordenou a 2ª Mostra de Graduação, o grande mérito desta edição foi promover atividades centradas nos estudantes. “Focou muito nos alunos, nas apresentações de treinamento profissional, monitoria, liga acadêmica e PET [Programa de Educação Tutorial]. Nas mesas-redondas tivemos nove cursos falando sobre as oportunidades profissionais em cada uma das áreas”. Para a professora, o destaque foi a mesa “Formei! E agora?”. Queiroz ainda ressaltou a quantidade de trabalhos exibidos: 54 no total. “Teve um número grande, mesmo não sendo de submissão obrigatória, como a extensão e a pesquisa”.

As apresentações na área de iniciação científica encerraram a Semana. (Foto: Sebastião Junior)

Responsável pela 4º Seminário de Iniciação Científica, Pedro Berbet destaca que a atividade serviu para mostrar todo o potencial da UFJF-GV. “O campus de Governador Valadares geralmente recebe a denominação de ter um potencial maior em algum eixo do tripé, mas na prática não é o que a gente observa. A extensão tem um destaque e a pesquisa, que poderia ter uma história diferente, não tem. A gente viu um aumento no número de trabalho e nessa qualidade. Então o balanço que a gente faz é positivo no sentido de que o campus está estimulando também a pesquisa como um tripé de sustentação da universidade”. Na área de iniciação científica 98 trabalhos foram apresentados.

Uma exposição fotográfica instalada no evento abordou o tema da migração. (Foto: Sebastião Junior)

Pela primeira vez, a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade dedicou um evento específico para a área de inovação. De acordo com uma das coordenadoras do 1º Simpósio Idea essa estreia foi muito positiva. “Temos potencial de inovação e empreendedorismo nos projetos desenvolvidos aqui no campus, mas muitas vezes não há a devida identificação e/ou visibilidade. Discutir a temática é uma forma de estimular a cultura da inovação. Além disso, divulgar esses resultados para a comunidade acadêmica e para a sociedade é de extrema importância”, explicou a professora Nádia Carvalho.

Durante o evento aconteceram apresentações culturais, como a do grupo de capoeira “Associação de Capoeira Arte e Raça”. (Foto: Sebastião Junior)

Avaliação semelhante fez o coordenador-geral da Semana. “Foi um avanço. Nós tivemos uma ampliação no número de trabalhos apresentados e teve essa novidade de fazermos um simpósio de inovação, que contou com apresentações sobre como utilizar as informações obtidas no ensino, pesquisa e extensão de forma transversal. O saldo é muito positivo. A Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade se consolidou de vez aqui no campus de Governador Valadares”, frisou o professor Fábio Pieri.

Premiações
Os trabalhos que se destacaram durante a 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade foram premiados ou receberam menção honrosa. Além disso, irão compor uma publicação que reunirá todos esses artigos.

Para mais informações, acesse a página da 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade: http://www.ufjf.br/sctsgv/