Objetivo é incentivar e apoiar atividades voltadas para a comunidade externa (Imagem: Pixabay)

Com o intuito de incentivar e apoiar a realização de eventos direcionados à comunidade, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o edital de apoio à cursos e eventos de extensão. O processo é voltado para docentes efetivos ou substitutos, técnico-administrativos em Educação (TAEs) com nível superior e professores convidados, pertencentes ao quadro da UFJF. As inscrições serão recebidas até 29 de março.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a iniciativa de um processo exclusivo para cursos e eventos é inédita. “O objetivo da Proex é fortalecer a realização de eventos abertos à comunidade externa. Por este motivo, é a primeira vez que lançamos um edital desta natureza”. Segundo Ana Lívia, o apoio para ações de extensão é uma demanda recorrente dos professores e técnico-administrativos da UFJF e o edital busca estimular a ação transformadora da extensão sobre os problemas sociais, estabelecendo uma relação dialógica entre extensionistas e sociedade. “As ações extensionistas visam possibilitar que a comunidade externa seja incluída no trabalho que realizamos. Com certeza será um ano movimentado e proveitoso, com mais pessoas no cotidiano da universidade”.

A proposta de cursos ou eventos, a serem promovidos no período compreendido entre 13 de maio e 30 de novembro de 2019, deve ser submetida sob a forma de processo, a ser aberto na unidade acadêmica ou setor de origem do proponente e deverá ser entregue, presencial e exclusivamente, na Gerência de Ações de Extensão, localizada na Pró-reitoria de Extensão, no prédio da Reitoria do campus sede, ou no Setor de Extensão/Coordenação Acadêmica, localizado na sede administrativa no campus avançado de Governador Valadares.

Para cursos de extensão, que incluem ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com critérios de avaliação definidos e destinado à comunidade externa, serão disponibilizadas dez cotas para custeio. Já para os eventos de extensão, que abrangem ações que implicam a apresentação pública do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela UFJF, serão disponibilizadas 15 cotas para custeio.

O resultado das propostas deferidas e indeferidas será publicado no dia 3 de abril, no site da Proex. E o resultado final, após recursos, será divulgado no dia 26 do mesmo mês.

Outras informações:
(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão -Proex