A Feira Multidisciplinar promoveu uma série de serviços gratuitos para a população de Xonin de Cima. (Foto: Sebastião Junior)

A aglomeração de pessoas e a música chamaram a atenção de Eloina Moreira Pires, 70. “Eu sou muito difícil de vir nas festinhas da escola. Aí falei: ‘o movimento tá muito. Vou lá!’”. A escola a que se refere é a estadual Marçal Ciríaco da Silva, em Xonin de Cima. Foi lá que na manhã do último sábado, 9, aconteceu a Feira Multidisciplinar da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Mais de 20 projetos desenvolvidos no campus desembarcaram no distrito para oferecer à comunidade local uma série de serviços gratuitos voltados para as áreas de saúde, direitos do cidadão e educação.

Graças a atividade, Eloina Pires descobriu uma diabetes. (Foto: Sebastião Junior)

Eloina visitou todos os standes, e fez uma descoberta. “Fui medir a pressão e a glicose, e deu que eu estou pré-diabética”. Há 50 anos morando em Xonin de Cima, ela afirma não se recordar de uma iniciativa como a do último sábado na localidade, e não tem dúvidas da importância da atividade. “Divulgando já tem como procurar um médico. O que eu vou fazer? Agora tenho que correr atrás. Valeu a pena!”, comemora.

Raissa Viana aprendeu sobre cuidados com o bebê. (Foto: Sebastião Junior)

Anthony tem apenas cinco meses. Apesar de não fazer a menor ideia do que estava acontecendo na escola, também é um dos beneficiados pela feira. É que a mãe dele aprendeu umas dicas importantes para lidar com alguns imprevistos do dia a dia. “Na parte do bebê, eu aprendi a desengasgar. Uma vez engasgou. Ele era bem novinho e eu não sabia o que fazer”, conta Raissa Batista Viana.

Mais de 20 projetos da UFJF-GV participaram do evento. Foto: Sebastião Junior

Já o que mais chamou a atenção de Edina Vieira da Silva foram as informações nutricionais que recebeu. “É muito importante porque as pessoas aprendem aquilo que não sabem. Sobre alimentação, a gente aprende que deve comer o que é bom para a saúde”. Por isso, ela diz que “sempre podia ter essa atividade para ensinar mais um pouco” aos moradores do distrito.

O curso de Nutrição orientou a população quanto aos cuidados com a alimentação. (Foto: Sebastião Junior)

Educação é assunto do qual Lusia Ferreira Valentim entende bem. Diretora da escola onde foi realizada a feira, ela explica que “muitas vezes os moradores não têm acesso a essas informações” e que o último sábado “foi um dia oportuno para que muitas pessoas tivessem acesso” a esse conhecimento.

A Escola de Cabeleireiros Cedec levou cortes de cabelo de forma gratuita. (Foto: Sebastião Junior)

O mesmo pensa a diretora de outra escola de Xonin de Cima, a municipal Dom Bosco. “Abrir as portas da escola para o projeto da UFJF é de grande importância porque isso agrega conhecimento, sabedoria, algo que ninguém tira do ser humano. Nós temos uma ponte com a UFJF, que vem agregar à nossa comunidade. Todos os estandes que visitei, vi o grau de importância para a comunidade. A comunidade necessita dessa sabedoria porque ela fica distante da sede municipal de Governador Valadares. Isso estabelece para nós, moradores daqui, essa ponte de afeto e de amor”, afirma Suzete Teixeira Damasceno.

As coordenadoras da Feira Multidisciplinar. Da esquerda para a direita: Schirey Policário e Pauline Leite. (Foto: Sebastião Junior)

Criar essa relação de proximidade entre a UFJF e a sociedade é o principal objetivo da Feira Multidisciplinar, como explica uma das coordenadoras da atividade. “A proposta é integrar a universidade com a comunidade, fazer a universidade cumprir o seu papel de melhorar a saúde, a educação e a sua responsabilidade social”, explica a professora do campus, Pauline Martins Leite.

As crianças do distrito se divertiram com várias atividades lúdicas. (Foto: Sebastião Junior)

A iniciativa em promover uma atividade que agregasse várias ações do campus surgiu com um projeto de controle e prevenção de doenças infecto-parasitárias que ela já desenvolvia em Xonin de Cima. A docente juntou esforços com outra professora da UFJF-GV, Schirley Policário, que desenvolve um programa de extensão no mesmo distrito, voltado para saúde, educação e lazer na infância. Aí foi só levar a ideia para o restante do campus. O resultado foi uma infinidade de serviços à comunidade: atendimento odontológico, reconhecimento de paternidade, avaliação nutricional, aferição de pressão, educação financeira, atividades lúdicas, educativas e várias outras ações.