Integrantes da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf) comemoram, desde a última semana, uma conquista inédita e histórica: a instituição integra as contempladas em edital que prevê destinação de R$ 80 mil em investimentos, bem como assessoramento técnico por meio da disponibilização de um profissional que atuará junto à organização. Além da nota máxima no edital de seleção de beneficiários da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, a Ascarf celebra o recebimento de um terreno pela Prefeitura de Governador Valadares, para alocação das famílias e trabalhos de coleta.

Catadores trabalhando no aterro sanitário de GV – em breve poderão trabalhar em sua sede própria. (Foto: Sebastião Junior)

A participação no edital de seleção se deu a partir da assessoria prestada por integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV. A professora Fernanda Alcântara, coordenadora do projeto “Associação de Catadores do Turmalina – Formação e Assessoria Jurídica”, comenta que o prêmio é o primeiro recurso da Associação, e representa uma excelente mudança na trajetória das mais de 50 famílias envolvidas. Segundo ela, os recursos servirão para compra de equipamentos como prensa, triturador de vidro e esteira. “Vai ser importante para estruturar a Associação e retirar essas famílias de uma condição completamente insalubre, que é o lixão da cidade, atualmente convivendo com emissão de gases, material perfurocortante e risco iminente à saúde”.

Alcântara explica que o projeto de extensão atua em várias iniciativas de captação de recursos e prestação de serviços às instituições da cidade: “Assessoramos em questões jurídicas das famílias dos catadores e do empreendimento. Não adianta apenas criar a associação e não prestar auxílio”. O projeto da UFJF-GV presta, também, cursos de formação em Economia Solidária e desenvolve campanhas em prol da Ascarf, como a de arrecadação de buchas de cozinha, um programa de logística reversa que converterá esponjas em pontos que, por sua vez, serão revertidos em dinheiro para a Associação.

Parte do terreno onde serão construídas as instalações da Ascarf. (Foto: Keila Rocha)

Para além do sucesso no resultado do edital, a professora destaca a conquista de um terreno em Governador Valadares para desenvolvimento das atividades  e instalação da sede da Ascarf. “A partir do momento em que resolvemos a questão do terreno, começamos a pleitear recursos, pois eles só têm recursos para sua sobrevivência. Existem vários editais no país para captação de recursos, então estimulei que eles participassem de um primeiro, para ensinar como faz a captação, mas a gente não achava que conseguiria”, relembra. Com a construção da nova sede, no futuro, os integrantes da Ascarf poderão manusear em local adequado os materiais recolhidos, e sobretudo, com melhores condições de trabalho.

Keila, de branco, comemora junto aos demais integrantes da Ascarf. (Foto: Sebastião Junior)

A notícia da vitória no edital foi recebida com muita emoção pelos integrantes da Ascarf, e representa “uma luz no fim do túnel”, conforme comenta Keila Rocha, presidente da Associação. Segundo ela, o apoio recebido pela UFJF-GV e pelo Ministério Público foi essencial e chegou na hora certa: “estamos muito emocionados, essa ajuda chegou no momento em que mais precisávamos. Se não fosse a professora Fernanda e os outros integrantes do projeto, não teríamos conseguido nada; eles foram uma ponte para nós. Não só pela ajuda no edital, mas com as oficinas que eles fazem para nós e o apoio nas negociações da instituição”.

“A ajuda que recebemos da Universidade foi muito importante para nós. Aqui a gente brinca que é Deus no céu e eles na terra” Keila Rocha, presidente da Ascarf

As atividades desenvolvidas junto à Ascarf e demais instituições atendidas pelos projetos de extensão da UFJF-GV reforçam o papel da Universidade na mobilização social, na formalização de empreendimentos, assessoria técnica e atuação na comunidade. “Através dos projetos, estamos ajudando pessoas a mudarem sua trajetória de vida, se organizarem enquanto movimentos sociais, alcançarem novos projetos e fortalecerem suas instituições”, finaliza a professora Fernanda Alcântara.

Nota máxima de desempenho no edital

Integrantes das mais de 50 famílias que dependem dos trabalhos da Ascarf para sua sobrevivência. (Foto: Sebastião Junior)

A Ascarf foi criada em agosto de 2018, na cidade de Governador Valadares, e é composta por trabalhadores de 50 famílias, que, até então, necessitavam de um terreno próprio e equipamentos para o desenvolvimento de suas atividades. A partir da assessoria recebida pelo projeto de extensão da UFJF-GV, a instituição recebeu nota máxima no edital aberto pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.

De 65 instituições participantes, a associação de Governador Valadares ficou em 16º lugar com nota máxima, e garantiu investimento de R$ 80 mil, além de assessoramento técnico. Os recursos são oriundos da Plataforma Reciclar pelo Brasil, construída para unificar ações de empresas que tem interesse em apoiar à organização produtiva de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.