Integrantes do projeto junto às crianças da escola. (Foto: divulgação)

A comunidade de Xonin de Cima, distrito de Governador Valadares, contemplou, na última semana, os resultados de uma história que envolveu solidariedade e educação, no cenário da literatura. Estudantes e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV, inauguraram a biblioteca da Escola Municipal Dom Bosco. A ação foi organizada por integrantes do programa de extensão multidisciplinar Primeira Infância: transformando vidas com saúde, educação e lazer.

A docente Schirley Policário junto às crianças na biblioteca. (Foto: divulgação)

O principal objetivo do projeto é incentivar os hábitos de leitura em Xonin, e fomentar na comunidade o gosto pela literatura. “Inicialmente, foi realizada uma campanha de arrecadação de livros para a escola. Foram transferidas 600 obras infantis, que atenderão às crianças e à comunidade”, explica a coordenadora do projeto, Schirley Policário. Ainda segundo a docente do Departamento de Ciências Contábeis, “há uma associação do imaginário infantil às situações que a criança vive no dia a dia, ampliando, assim, a sua realidade e despertando sentimentos e sua criatividade”.

Crianças organizaram uma homenagem durante a inauguração. (Foto: divulgação)

Nesse sentido, a E.M. Dom Bosco criou a “Comunidade de Leitores”, um projeto que atenderá à proposta do grupo da UFJF-GV de incentivar os hábitos de leitura no local. Durante a inauguração da biblioteca, os visitantes de GV foram surpreendidos por uma homenagem das crianças “aos extensionistas do programa, incluindo proclamações de poesias”. Schirley destaca, em nome dos integrantes do projeto, a importância da atividade: “foi um divisor de águas em nossas ações, pois aprendemos muito com o programa, assim como com a direção e servidores da E.M. Dom Bosco”. A docente finaliza ressaltando a contribuição da Livraria Leitura, do Colégio Adventista de GV, e de discentes e servidores da UFJF-GV, que doaram os livros da biblioteca.