Atividade foi realizada na Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento (Foto: Pedro Hiago)

O projeto de extensão “Observatório de Bioquímica e Imunologia como estratégia educacional para o ensino fundamental nas escolas públicas de Governador Valadares” realizou no último sábado, 23, um evento junto aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento.

Atividade disseminou conhecimento entre os estudantes. (Foto: Pedro Hiago)

A atividade “Pensando e Fazendo Ciência: Um evento de extensão da UFJF-GV” realizada nas dependências da escola possibilitou a criação de salas temáticas individuais que funcionaram como estações de ensino com exposição de experimentos, atividades lúdicas e dinâmicas. O principal objetivo é despertar dentre os jovens da rede pública de ensino o interesse pela ciência.

Atividade envolveu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento. (Foto: Pedro Hiago)

De acordo com a professora Dirce Ribeiro, do departamento de Ciências Básicas da Vida, os discentes da UFJF-GV foram os tutores da atividade e a escolha dos temas abordados foi feita em parceria com os estudantes da escola. “Os alunos do 9º ano participaram ativamente do processo de construção do evento, até a sua realização final”, ressaltou.

Visita aos laboratórios da UFJF-GV

Na próxima sexta-feira, 29, será a vez dos estudantes de quatro turmas do 9º ano da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento visitarem as dependências da UFJF-GV.

Entre 13h e 16h40, os estudantes do ensino fundamental poderão conhecer os laboratórios utilizados pelos graduandos. “Os alunos serão divididos em pequenos grupos e serão guiados pelos professores da escola estadual e pelos alunos do nosso projeto, de forma tal que toda a segurança será garantida”.

A UFJF-GV disponibilizará o ônibus para o transporte dos alunos.