Estudantes do Grupo de Estudos em Cardiologia e Cirurgia Vascular (Foto: Dante Rodrigues)

Quem passou neste sábado, 22, pela Praça Serra Lima, no centro de Governador Valadares, teve a oportunidade de visitar a Feira de Saúde em Doenças Crônicas e Endêmicas promovida pelo projeto de extensão Epidemiologia Aplicada a Mobilização Social, coordenado pelo professor Kennedy Martinez de Oliveira, do Departamento de Ciências Básicas da Vida do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Entre 7h e 13h foram prestadas orientações sobre a hipertensão e os riscos causados por ela. Também foi realizada a aferição da pressão arterial, além de orientações sobre as principais doenças endêmicas de Governador Valadares. Frequentador da Praça Serra Lima, o aposentado Altino Marcos Fernandes Vieira, de 71 anos, aproveitou a feira para aferir a pressão, altura e peso. “Minha pressão está 12×8, está ótima. Porém eu encolhi um pouquinho, eu tinha, 1,73m e agora estou com 1,71m. Acho que é a idade”, brincou o senhor Altino.

Aposentado Altino Marcos aproveitou para aferir a pressão (Foto: Dante Rodrigues)

O evento contou com a presença de estudantes do Grupo de Estudos em Cardiologia e Cirurgia Vascular, do projeto de extensão Epidemiologia Aplicada a Mobilização Social, e da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências da UFJF-GV.

De acordo com o estudante Guilherme Augusto Neto Nassif, do sétimo período de Medicina, além do caráter preventivo, as atividades possibilitam aos discentes o contato mais próximo com o público. “Estas atividades de prevenção são importantes, pois muitas vezes as pessoas não sabem que podem estar com algum problema. Além disso, para nós estudantes dos cursos de saúde, é importante ter sempre o contato direto com a população desde a graduação, uma vez que no fim das contas a nossa atividade de trabalho será essa”, destacou.

Pessoas que tiveram alguma normalidade detectada durante os exames realizados foram orientadas a procurar ajuda médica.