A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com uma nova equipe à frente da sua administração superior desde 8 de abril, quando a professora Girlene Alves assumiu o cargo de reitora da Universidade, junto ao vice-reitor, Telmo Ronzani, para o quadriênio 2024-2028.    

Girlene: gestão voltada a cuidar das pessoas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Os novos gestores, a enfermeira Girlene, natural do Canto do Buriti (PI), e o psicólogo Telmo, oriundo de Rio Pomba (MG), quebram paradigmas ao assumirem os cargos mais altos da instituição sem serem naturais da cidade. A relação entre ambos remonta a uma conexão de longa data. Ambos trazem consigo conhecimentos complementares, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma visão unificada de que a Universidade é moldada por pessoas, e que sua gestão deve refletir esse cuidado.

Pensando nisso, a nova estruturação da UFJF marca uma continuidade do projeto de gestão dos últimos oito anos, no comando do ex-reitor Marcus David, porém com uma abordagem renovada, focada na desburocratização e agilidade nos processos decisórios, visando modernizar e adaptar a instituição às demandas em constante evolução.

Uma das mudanças é a criação de três novas pró-reitorias: a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (Progefi), agora separada da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan); a Pró-Reitoria de Inovação (Proinova); e a Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional (Prosdav).

Segundo a reitora Girlene, a experiência de gestão dos últimos oito anos evidenciou a necessidade de ajustes na estrutura organizacional, com o objetivo de otimizar a eficiência operacional e fortalecer a capacidade da instituição de se adaptar às demandas em constante mudança do ambiente acadêmico e socioeconômico.

A criação da Proinova é destacada como uma medida essencial para completar a estruturação da UFJF, que desde 2017 adotou um modelo de gestão com cinco macroáreas: ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura. Até então, a área de inovação não estava representada no nível de pró-reitoria, o que motivou a criação desta nova instância para fortalecer o papel da inovação dentro da instituição.

Além das novas pró-reitorias, a área de sustentabilidade também recebeu atenção especial, deixando de ser uma coordenadoria para se tornar uma diretoria. De acordo com o vice-reitor, essa mudança reflete o crescente destaque que o tema da sustentabilidade adquiriu nos últimos anos, reforçando o compromisso da Universidade com a sustentabilidade ambiental e social.

Para Girlene, as reestruturações não apenas simplificam a organização interna da UFJF, mas também “buscam promover uma maior eficiência e adaptação institucional, garantindo que a instituição esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em um ambiente acadêmico em constante transformação.”

Composição da equipe 

Telmo: escolha da equipe reflete amadurecimento da Universidade (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A nova equipe de gestão está marcada também por uma representação equilibrada de gênero, com 13 mulheres e 11 homens entre seus membros, refletindo um compromisso de longa data com a equidade e a diversidade.

Para a reitora, essa preocupação com a representação de homens e mulheres nos espaços de decisão remonta a 2016, quando, como vice-reitora ao lado do ex-reitor Marcus David, iniciou-se um esforço para garantir a presença igualitária de ambos os gêneros em cargos-chave da instituição. Ela ainda reforça que a seleção dos membros da equipe não se limitou apenas ao gênero, mas também considerou a afinidade com os princípios institucionais e o compromisso com uma universidade pública, democrática e inclusiva.

Montamos nossa equipe com base na identificação ideológica com o projeto que defendemos, priorizando valores de uma instituição pública, democrática, diversa e inclusiva. A dedicação, tempo e compromisso com esses princípios foram fundamentais na escolha dos membros da equipe. Estamos conscientes de que continuamos um projeto bem-sucedido, mas também reconhecemos a necessidade de explorar novos caminhos com o mesmo cuidado”, pontua a reitora.

Além da paridade de gênero, a equipe de gestão também se destaca pela presença de um grupo diverso, formado por docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs) jovens e qualificados, de diferentes partes do país, ao lado de pessoas com maior tempo de vivência na instituição. Para o vice-reitor, esse resultado está atrelado à evolução da importância da renovação da equipe como um catalisador para a transição geracional e a introdução de novas ideias e perspectivas na gestão da UFJF. Segundo ele, essa renovação só foi possível pelo trabalho realizado pela equipe anterior, que ajudou a fortalecer e amadurecer a instituição ao longo dos anos.

“Acho que isso é o resultado do amadurecimento da Universidade. Acho que estamos com a cabeça mais aberta, pensando no futuro, pensando na atualidade. É uma instituição que sabe e reconhece que universidade é o mundo. A gente está no local, nos desafios locais do município, mas tem que estar conectado com o mundo de uma maneira geral”, explica Telmo. 

Conheça cada membro da nova gestão

(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)


Chefe de gabinete 

Coordena as atividades do Gabinete para auxiliar no processo decisório do Reitor, tanto em representação interna quanto externa. Além disso, é responsável por coordenar as atividades gerais da Reitoria, especialmente em conjunto com os pró-reitores da Universidade. Conheça a chefe de gabinete. 

Secretaria Geral 

A Secretaria Geral da Reitoria tem, dentre suas funções, assessorar a Reitoria em todas as questões do funcionamento e desenvolvimento da gestão universitária. Também é responsável pela preparação e organização das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Superior (Consu), bem como de todas as atividades relacionadas às suas atividades e funções. Conheça o novo secretário geral.  

Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

A Pró-Reitoria de Graduação tem como principal objetivo cultivar a excelência acadêmica e profissional dos estudantes, enquanto os prepara para se tornarem cidadãos éticos e politicamente engajados. Comprometida com o bem público, ela estabelece critérios transparentes e em conformidade com as leis e regulamentações educacionais para garantir uma formação de qualidade. Conheça a nova pró-reitora e a pró-reitora adjunta.

Pró-reitoria de Extensão (Proex)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) facilita a ligação entre ensino, pesquisa e necessidades sociais. Coordena programas e projetos de extensão, promovendo o compromisso social da UFJF. Também lida com parcerias externas, encaminhando demandas às unidades acadêmicas. Isso permite que todas as unidades desenvolvam projetos e expandam oportunidades de aprendizado prático e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Conheça as novas pró-reitora e pró-reitora adjunta.

Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (Propp)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) tem como missão principal apoiar os cursos de pós-graduação e oferecer assessoria em assuntos de pesquisa científica e tecnológica. Ela busca estimular e fomentar a pesquisa na Universidade, priorizando qualidade e relevância para a geração de conhecimento. Conheça a pró-reitora e a pró-reitora adjunta da Propp. 

Pró-reitoria de Cultura (Procult) 

A UFJF, além de seu compromisso com a formação profissional e científica, é uma referência na investigação das principais áreas do conhecimento humano, tecnológico e artístico. Como parte de seu papel como protagonista pública, ela também busca deixar sua marca na cultura regional. 

A instituição se destaca entre outras universidades brasileiras por seu valioso patrimônio artístico e cultural, que inclui o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Cine-Theatro Central, o Centro Cultural Pró-Música, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e o Forum da Cultura. Além disso, o Coral da UFJF, com mais de 50 anos de história, também está sob sua gestão. Conheça o novo pró-reitor

Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra)

A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) supervisiona e gerencia projetos de engenharia para melhorias na UFJF, além de planejar e executar manutenções, reformas e gerenciamento dos espaços físicos. Também é responsável pela infraestrutura elétrica, de dados, telefonia e pelos serviços de transporte, segurança e protocolo. Conheça o novo pró-reitor. 

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) é responsável pela administração de pessoal na UFJF, incluindo programas de qualificação, atenção à saúde do trabalhador e melhoria do ambiente de trabalho, além de sistemas de avaliação de desempenho. Conheça a nova pró-reitora e o pró-reitor adjunto

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é responsável por formular, implementar, gerenciar e monitorar políticas de assistência estudantil na UFJF. Isso inclui abordar questões socioeconômicas dos estudantes para garantir sua permanência no Ensino Superior, bem como lidar com questões psicopedagógicas para garantir que os alunos se sintam acolhidos e reconhecidos em sua diversidade. Conheça as novas pró-reitora e pró-reitora adjunta.

Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) 

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) coordena a elaboração do plano geral e metas da universidade, além do planejamento anual e plurianual. Também propõe o orçamento em consulta aos centros de ensino e estabelece processos e normativas internas. Conheça o pró-reitor.

Pró-reitoria de Gestão e Finanças (Progefi)

A Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (Progefi) é responsável por ações vinculadas à manutenção das atividades administrativas da UFJF, além de coordenar a execução financeira, contratos, convênios e licitações. Conheça o pró-reitor que está à frente da Progefi. 

Pró-reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional (Prosdav)

A Pró-Reitoria Adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação supervisiona os sistemas de dados e avaliação, por meio da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara), o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) e o Setor de Regulação de Cursos, que monitora os cursos da Universidade. Conheça o pró-reitor e a pró-reitora adjunta da Prosdav. 

Pró-reitoria de Inovação (Proinova) 

A Pró-reitoria de Inovação (Proinova) promove a inovação e o empreendedorismo, identificando demandas tecnológicas, criando interações com a sociedade, estimulando a transferência de conhecimento e tecnologia e focando na produção de bens, processos e serviços inovadores. Conheça o pró-reitor que está à frente da Proinova. 

Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF estabelece parcerias com universidades e entidades estrangeiras, gerencia a mobilidade de estudantes e servidores para dentro e fora do país, com destaque para o programa de intercâmbio. Além disso, promove políticas linguísticas através de programas de ensino de idiomas e realiza o Global July, um evento pioneiro no Brasil que oferece cursos em diversos idiomas para todas as áreas do conhecimento. Conheça o novo diretor

Diretoria de Imagem Institucional 

O setor é responsável por todos os processos de comunicação institucional da UFJF. O objetivo é realizar uma comunicação pública ativa, aberta ao diálogo, interativa e transparente, sempre zelando pela imagem e reputação da instituição. Trabalham constantemente para dar transparência a todas as ações institucionais, buscando aprimorar o diálogo e a interação com os diferentes públicos de interesse. Conheça o novo diretor. 

Diretoria de Sustentabilidade e Patrimônio 

A diretoria tem como foco coordenar a gestão de resíduos sólidos, incluindo resíduos comuns, químicos, de saúde e recicláveis, e supervisiona os contratos relacionados a esses serviços. Também é responsável por reorganizar e atualizar os procedimentos relativos à gestão de bens patrimoniais e estoque. Conheça a diretora

Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) 

A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) foi estabelecida para promover políticas de igualdade e inclusão, reconhecendo e respeitando as diferenças e diversidades. Suas responsabilidades incluem sensibilizar a comunidade universitária sobre a convivência cidadã com diversas realidades sociais, como gênero, sexualidade, cultura, etnia e vulnerabilidade socioeconômica. Conheça a nova diretora

Diretoria de Controle Institucional 

A Diretoria de Controle Institucional é responsável por conduzir investigações disciplinares, gerenciar a comunicação com órgãos de controle e assessorar o Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFJF. Conheça o diretor