(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Nascida em Muriaé, na Zona da Mata mineira, Érika Andrade mudou-se para Juiz de Fora em 2001 para cursar Enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Após concluir seus estudos, dedicou uma década à prática da enfermagem no município, com foco principal no cuidado realizado pela atenção primária à saúde, encontrando nesse trabalho uma grande realização profissional.

Em 2013, decidiu mudar seu percurso, deixando a prática clínica, para se envolver com o meio acadêmico, cursando mestrado e doutorado em Saúde Coletiva na UFJF. Inicialmente, lecionou na Universidade Federal de Viçosa (UFV) por cinco anos. Retornou posteriormente à UFJF, como professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem, com especialização em saúde coletiva.

Dentre as atividades que desempenha neste meio, Érika considera como uma de suas realizações mais significativas a oportunidade de integrar sua vasta experiência como enfermeira com a academia. Um exemplo marcante foi sua atuação como coordenadora de projetos, incluindo as campanhas de vacinação e a coleta de testes de covid-19 durante a pandemia. Esses momentos não apenas marcaram sua trajetória profissional, mas também destacaram sua capacidade de liderança e sua contribuição para a saúde pública e a comunidade acadêmica.

Além de sua carreira profissional, Érika valoriza muito a vida familiar. Casada e mãe de dois filhos, João Lucas e Jairo, fora do ambiente de trabalho, dedica-se inteiramente a eles, reconhecendo a importância desses momentos para equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Olhando para o futuro, a nova titular da pró-reitora de Extensão reconhece os desafios no porvir, mas enxerga na união e na determinação de sua equipe, o potencial para tornar a instituição mais forte e comprometida com sua função social.