(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Refletir sobre sua trajetória até chegar à posição de pró-reitora de Assistência Estudantil emociona a professora Viviane Souza Pereira, lotada na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em sua graduação, Viviane também contou com a assistência estudantil para concluir sua formação. Natural de Caxambu, no Sul de Minas Gerais, a professora tem graduação e mestrado em Serviço Social pela UFJF, além de doutorado na área, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Mas o caminho de Viviane começou na Enfermagem, curso no qual chegou a se matricular na UFJF. Tudo mudou após um estágio no Hospital Universitário (HU-UFJF), em que se identificou com o Serviço Social. Após um novo vestibular, veio a troca de curso. Como estudante de graduação, Viviane fez parte do movimento estudantil: integrou o diretório acadêmico da Faculdade de Serviço Social e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nesse período, participou dos debates em torno da criação de uma política de assistência estudantil. Hoje, ela percebe o quanto houve avanços na área. 

Viviane se mostra disposta a aprofundar o bom trabalho realizado na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), além de construir parcerias com as unidades acadêmicas, com a intenção de promover a permanência do estudante na instituição. Para ela, não basta abrir as portas, é preciso cuidar dos estudantes, ao assegurar condições para que todos os alunos possam permanecer na instituição e concluir seus cursos. 

Oriunda da escola pública, Viviane gosta do contato dos estudantes, com quem considera ter tido sempre uma relação franca e direta – elemento que ela pretende levar para o seu trabalho na Proae. A relação com Juiz de Fora é outro fator importante na vida de Viviane: após vir à cidade pela primeira vez, se apaixonou pela cidade e resolveu que viveria aqui. A chegada à uma nova cidade, muito maior, foi outro desafio. Mas com a entrada na Faculdade de Serviço Social, Viviane passou a sentir-se em casa.