(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A paulistana Andréia Queiroz deixou a vida na maior cidade da América Latina, botou a vida no carro e encarou o desafio de ajudar a construir um novo curso. A nova pró-reitora adjunta de Extensão é professora do curso em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no campus avançado em Governador Valadares, desde o primeiro dia. Andréia é graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Fieo (Unifieo), sediado em Osasco, além de ser mestre e doutora em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP). 

A distância de mil quilômetros e a inevitável saudade é apaziguada com as visitas da mãe a GV. O interesse de Andréia pela Educação Física começou na juventude, quando foi jogadora de vôlei em categorias de base. Uma vez na graduação, e após diversas lesões, a carreira na academia se abriu como percurso profissional da professora. Entre seus temas de interesse estão doenças crônicas e envelhecimento. 

Após uma década de trabalho no campus avançado, Andréia vê como desafiadora a  missão de contribuir para a estruturação de um curso, pois isso proporciona a oportunidade  de ter autonomia para desenvolver novas abordagens de trabalho. Na sua avaliação, para os professores do campus GV, a Extensão foi um caminho de obter o reconhecimento da Universidade junto à comunidade. Assim como sua orientadora na USP, a professora aproxima seus alunos de graduação e pós-graduação da atividade extensionista e busca criar consciência quanto à necessidade de a Universidade ter o gesto de cuidado de devolver à sociedade o investimento recebido. 

O ritmo da vida no interior mineiro é algo que a fascina. Os gestos de delicadeza, a conversa calma, a escuta mais ampla e o pouco trânsito.