(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Eduardo Condé iniciou sua jornada acadêmica como professor auxiliar na UFJF em 1992. Movido por sua paixão pela pesquisa, o pró-reitor de Planejamento também realizou, posteriormente, doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), consolidando assim uma formação multidisciplinar.

Atualmente, Condé inicia seu terceiro mandato na equipe de gestão como pró-reitor de Planejamento (nos últimos dois mandatos foi titular da antiga Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, desmembrada em Pró-reitoria de Planejamento e Pró-reitoria de Gestão e Finanças). Para ele, habilidades de negociação e tomada de decisões são pilares essenciais para uma gestão eficaz na administração pública. Reconhecendo os desafios impostos pelos conflitos cotidianos de ordem legal, ética e financeira, o professor acredita na importância da autoridade e da firmeza para assegurar o funcionamento adequado da instituição.

Além de pró-reitor, Condé é professor titular no Departamento de Ciências Sociais da UFJF, onde também atua no programa de Pós-Graduação (Mestrado-Doutorado) em Ciências Sociais. Suas áreas de interesse abrangem a Ciência Política e suas interseções com a Economia, com destaque para os seguintes campos: políticas públicas, desenvolvimento, proteção social em perspectiva comparada e integração europeia. Foi também diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) em 2006, quando também enfrentou grandes desafios como gestor.  

Nesta nova fase, sob a liderança da professora Girlene Alves, o professor continua comprometido em cuidar de uma cultura de inovação e excelência acadêmica. Seu foco em planejamento estratégico e na revisão do estatuto e regimento da Universidade reflete um compromisso contínuo com o avanço institucional e o fortalecimento da comunidade universitária. Além disso, como historiador, Condé acredita que a história da instituição deva ser melhor contada e organizada, visando preservar sua rica trajetória e legado.