(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A trajetória acadêmica e profissional de Fábio Brum, é profundamente ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi na Universidade que Fábio se graduou em Engenharia Civil e fez mestrado em Ambiente Construído. Servidor da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) desde 2009, após ser aprovado por concurso público, Fábio agora é o novo pró-reitor responsável pelo setor. O engenheiro é, ainda, especializado em Estratégias de Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Natural de Juiz de Fora e filho de engenheiro, Fábio se sente um eterno aprendiz em seu trabalho na Universidade e se considera um privilegiado ao trabalhar em um local que produz e difunde conhecimento. Nessa jornada, considera que vem se tornando mais do que um bom engenheiro: apreende conhecimentos sobre relações humanas, respeito, organização política. Ele enxerga a instituição como uma pequena cidade, com suas várias demandas.

Orgulhoso de ser técnico-administrativo (TAE), Fábio enxerga a Proinfra como um espaço de cuidado voltado a garantir que toda a produção de conhecimento e as demais ações da UFJF sejam promovidas. Além da paixão pelo trabalho e pela Universidade, Fábio se dedica à música – já integrou diversas bandas de rock e, na infância, passou quase um ano juntando dinheiro até conseguir o suficiente para comprar sua primeira guitarra. O ciclo de viagens e shows como músico está em um momento de pausa, mas o amor pela arte permanece. 

Logo que ingressou como TAE na instituição, Fábio foi fiscal das obras da reforma da Praça Cívica. Vendo a concha acústica, ele almejava em um dia tocar no local. O sonho foi realizado em uma edição do evento Som Aberto, momento que simboliza dois dos amores de Fábio: a música e a UFJF.