(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Fabrício Campos é uma figura proeminente no cenário da inovação e tecnologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nascido e criado em Juiz de Fora, Fabrício é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade. Sua relação com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) começou na graduação, quando foi bolsista no espaço. Essa experiência marcou o início de sua jornada no mundo da inovação e empreendedorismo.

Com um doutorado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma vasta experiência em eletrônica industrial, telecomunicações e sistemas de controle eletrônico, Fabrício retornou à UFJF como professor adjunto na Faculdade de Engenharia Elétrica, em 2010. Sua paixão pelo ensino e pela pesquisa o levou a buscar constantemente novas formas de aplicar o conhecimento acadêmico para o cotidiano, buscando soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.

Além de docente, Fabrício ocupou os cargos de diretor do Critt, presidente da Comissão do Parque Científico Tecnológico de Juiz de Fora e diretor de Inovação. Sua liderança nestes setores resultou na consolidação das atividades de inovação na Universidade e no estabelecimento de parcerias com empresas e instituições públicas, por meio das três áreas de atuação: treinamento, empreendedorismo e incubação de empresas, e propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Considera-se uma pessoa ligada à família, além de gostar do ambiente rural. Fabrício também possui uma paixão pela fotografia. Seu interesse pela fotografia abrange desde técnicas mais tradicionais até experimentações com light painting e fotografia com drone. Como pró-reitor, Fabrício acredita ter pela frente a missão de integrar e coordenar as diversas iniciativas de inovação da UFJF, promovendo uma cultura de empreendedorismo e transferência de tecnologia que beneficie não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade como um todo.