(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Pró-reitoria de Cultura (Procult) tem à frente o professor Marcus Medeiros. Graduado em Música – Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado em Música pela mesma instituição e doutor em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2013. Sua trajetória é marcada por sua dedicação ao Centro Cultural Pró-Música da UFJF, local onde foi diretor por 10 anos.

Nesse período, foi responsável por cuidar de dez edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Sua experiência no Pró-Música o fez se aproximar da Procult, permitindo-lhe compreender o funcionamento da Universidade. A formação teórica e prática como músico e educador agregou uma perspectiva única, facilitando o diálogo entre a administração e as necessidades artísticas da comunidade universitária.

A relação de Marcus com a música vem desde a infância. Neto do maestro, pianista e compositor Vicente Medeiros, rapidamente desenvolveu uma afinidade pelo instrumento, o que  o levou a cursar música. Além da paixão pelo piano, Marcus é amante da literatura, com uma inclinação para autores brasileiros como Ana Maria Gonçalves e José de Alencar, além de apreciar livros de suspense e mistério, especialmente os de Agatha Christie, paixão que adquirida com a mãe. Além disso, desfruta de momentos com seus dois cachorros, e sua esposa, Luana, também musicista e professora da UFJF.

Apesar de estar distante de sua família, que reside em Três Corações, no Sul de Minas Gerais, Marcus mantém conexão com sua cidade natal e tem em Juiz de Fora, uma referência importante em sua vida. Ele está disposto a aprender, apoiar e viabilizar ações que promovam a cultura na região, levando a Universidade a cumprir com o seu papel de instituição pública e socialmente referenciada.