(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A carreira de Katiúscia Antunes reflete sua dedicação à educação. Começou sua jornada acadêmica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ao sair da sua cidade natal, Miraí (MG), para cursar Ciências Sociais, em 2000. Após a graduação, realizou mestrado e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sua experiência profissional abrange tanto a docência na educação básica quanto no ensino superior. Na UFJF, é professora no Departamento de Educação da UFJF e participa dos programas de pós-graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Além disso, possui uma importante atuação como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped/UFJF), onde lidera o grupo de pesquisa Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação.

Katiúscia teve papel fundamental na criação e coordenação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), setor que canalizou as demandas relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência na UFJF, dando mais visibilidade aos desafios de permanência na instituição. Mais recentemente, assumiu o cargo de Coordenadora Geral de Processos Seletivos (Copese),  gerindo os processos seletivos da Universidade. 

Katiúscia se divide entre Juiz de Fora e Petrópolis, cidade do interior do Rio de Janeiro, onde reside com a família. Mãe de Maria Cecília, ela dedica-se à filha e ao marido, valorizando momentos juntos, especialmente durante as viagens com os dois. Para além da vida corrida, busca na literatura momentos de reflexão, destacando autores como Bell Hooks e Carolina Maria de Jesus. 

No novo cargo de pró-reitora de Graduação, pretende dar continuidade ao trabalho iniciado por seus antecessores, mantendo as conquistas da UFJF e buscando novas formas de tornar a Universidade mais atrativa e alinhada com as demandas da sociedade. E, para isso, destaca a importância da colaboração e do trabalho em equipe.