(Design: Gian Rezende/UFJF /Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade Medicina Danielle Teles assume a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf). Com graduação em Fisioterapia, mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde, Danielle atua em projetos ligados às áreas de Atenção Primária à Saúde, Direito à Saúde, Atenção à Saúde de Grupos Vulneráveis e Envelhecimento.

Mulher preta, lésbica e de origem periférica, Danielle enxerga a UFJF como extensão de sua identidade. O caminho até a Diaff surge de forma natural, já que ela vinha contribuindo com a área enquanto ouvidora de Ações Afirmativas da instituição. O novo cargo traz consigo a missão de representar o sonho e as oportunidades de uma parcela da população que ainda não tem acesso à UFJF. 

A nova diretoria pretende avançar nas pautas das Ações Afirmativas de forma coletiva junto aos demais setores da UFJF e por meio da articulação direta, da troca de experiências e da escuta dos movimentos sociais, unificando, ainda, saberes científicos e populares. 

Danielle se considera uma mulher sonhadora, que acredita em uma sociedade melhor, uma Universidade mais democrática e aberta às necessidades da população – um lugar de potência de vida e de sonhos. A docente é mãe do Inácio e esposa da Ana Maria. Nascida em Ubá, Danielle se considera uma pessoa bem humorada, afetiva, acolhedora, extrovertida, militante e amante de micareta e de música.