(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Warleson Peres é graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Italiana e Espanhola (e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas é servidor técnico-administrativo (TAE) da Universidade. E também pela instituição fez mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública e doutorado em Letras: Estudos Literários. 

Warleson divide sua rotina na Universidade com o trabalho como professor de português na rede pública de ensino básica de Juiz de Fora. Como forma de aumentar a proximidade com seus alunos, o docente se considera um aventureiro nas redes sociais e produz vídeos para  Instagram e TikTok que já somam mais de 10 milhões de visualizações. Os conteúdos abrangem a vida estudantil com teor de comédia, o que contribui para um melhor relacionamento com os seus alunos. 

O docente acredita no poder transformador da educação. A valorização dos trabalhadores e a potencialização dos talentos existentes na Universidade são princípios do seu trabalho, voltado ao atendimento dos milhares de servidores ativos e aposentados da UFJF. Warleson destaca, ainda, a promoção da continuidade a projetos inovadores no âmbito da gestão de pessoas, como o dimensionamento da força de trabalho.

No tempo livre, o professor se dedica à cozinha e gosta de abrir a casa para receber os amigos. O cinema, as telenovelas e, mais recentemente, os doramas sul-coreanos são outras paixões.