(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Nascida e criada em Santos Dumont, na Zona da Mata mineira, Fabiane Rossi se formou em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES, hoje UniAcademia). Mãe de uma criança de onze anos, ela se dedica à maternidade e às atividades na docência, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde é professora lotada no Departamento de Psicologia.

Após a graduação, Fabiane cursou mestrado e doutorado em Saúde na UFJF. A professora também atuou no serviço de nefrologia do Hospital Universitário (HU-UFJF) por 16 anos. Durante o estágio no HU, Fabiane passou a trabalhar com psicologia hospitalar, no atendimento a familiares de pacientes em condições de fim de vida, o que a levou a empreender estudos sobre a morte e cuidados paliativos.

A partir do contexto da pandemia da covid-19 nasceu o projeto de extensão Enlutar, coordenado pela docente. A intenção era prestar atendimentos psicológicos a pessoas enlutadas pela morte de entes queridos. O cuidado com a comunidade se estende aos alunos, com quem mantém uma relação de parceria democrática.

Na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), a docente irá atuar no fortalecimento do serviço de psicologia oferecido pela pró-reitoria, além de promover uma política de promoção e prevenção da saúde. A prática de atividades física, o hábito de dançar e o cuidado com a família são outras fontes de bem-estar para Fabiane.