(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Filho de uma professora da educação básica pública, o ambiente da docência sempre esteve presente na vida do pró-reitor de Gestão e Finanças, Elcemir Paço Cunha. Natural de Três Rios (RJ), e movido pela curiosidade em relação à ciência desde criança, Elcemir é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), além de mestre e doutor em Administração, respectivamente, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também é pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFMG. 

Da infância à juventude, alguns interesses permanecem, como a astronomia, paleontologia, arqueologia e também o rock. Daqueles tempos, Elcemir também se lembra de ajudar a mãe a aplicar provas na escola. O interesse pela docência se confirma após ingressar na graduação; era uma forma de continuar a estudar. Da graduação na UFSJ (e dos primeiros tempos em Minas Gerais), Elcemir se lembra do clima de solidariedade existente entre estudantes e a população de São João del-Rei, algo que difere de sua vivência anterior. Além do estudo, outra paixão de Elcemir é a corrida, algo que usa também como forma de garantir a saúde para os próximos anos. 

Com uma carreira marcada pela atenção à pesquisa, Elcemir também considera a dimensão administrativa como muito importante, por ser fundamental para o desenvolvimento das demais ações da instituição. Com uma trajetória ligada a cargos de gestão no curso de Administração, Elcemir considera o convite para assumir a Pró-reitoria de Gestão e Finanças (Progefi) um desafio.

Para o pró-reitor, a valorização dos servidores técnico-administrativos (TAEs) também é um ponto importante e será uma das frentes de trabalho de sua gestão. Elcemir considera que prestar serviços públicos à comunidade (interna ou externa) é um princípio orientador para o trabalho em uma instituição como a Universidade. Uma forma de materializar esse espírito público, na avaliação de Elcemir, é ajudar as pessoas, o que ele considera engrandecedor para o ser humano.