(Design: Gian Rezende/UFJF / Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O sonho de ser professor se fez presente na vida de Marcel Vieira desde a juventude. O pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação é professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), graduado em Economia pela Universidade, mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em Estatística pela Universidade de Southampton, na Inglaterra. Marcel também é pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Antes de ingressar como professor na UFJF, Marcel trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu interesse pela área de dados surgiu no segundo período da graduação em Economia, por influência da professora aposentada Jane Azevedo. O anseio de devolver à sociedade o que nele foi investido nele em sua formação acadêmica é um fator que norteia o trabalho de Marcel. 

Para o professor, o ambiente universitário é de muita liberdade: para ser quem é, para se vestir como quiser. Além de ser um espaço em que relações pessoais podem ser cultivadas e com grande diversidade de vivências, o que Marcel considera como um fator de grande riqueza. Além disso, Marcel vê em seu trabalho na Universidade uma forma de fazer o bem, o que se materializa por meio da transmissão aos seus alunos, do conhecimento que acumulou em sua trajetória acadêmica. 

Além dos números, Marcel se dedica às plantas – gosta de mexer na terra – e às suas cachorras. Há um ano, ele estuda piano. Natural de Ipatinga, na região mineira do Vale do Aço, mas com pais nascidos em duas cidades da Zona da Mata (Coronel Pacheco e Tabuleiro), o professor é casado e tem dois filhos.