A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para simplificar o acesso à informação e auxiliar os candidatos em sua jornada acadêmica, consolida, nesta página, todas as matérias do Portal de Notícias da UFJF relacionadas à edição de 2024 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), começando sempre pelas mais recentes. Essa compilação oferece um panorama do programa, desde cronogramas e estruturas de prova até dicas e orientações essenciais. Você também pode conferir as dúvidas mais frequentes ao final desta página (ou clicando aqui).

Recursos das provas do Pism podem ser requeridos nesta segunda-feira
[Data de publicação: 11 de dezembro de 2023]

Estudantes que realizaram as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), têm a oportunidade de solicitar, por meio de recurso, a revisão das avaliações e do espelho do cartão resposta dos exames. O prazo para submeter o pedido de revisão se encerra às 16h desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, devendo ser realizado exclusivamente pelo candidato através da Área do Candidato, por meio de formulário próprio. Leia a matéria completa.


Saldo positivo: UFJF encerra Pism 2024 com maior número de inscritos da história do programa
[Data de publicação: 10 de dezembro de 2023]

Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou neste domingo, 10, o segundo e último dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. A edição termina com o registro do maior público já registrado pelo programa, com mais de 43.700 inscrições. As provas foram aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. 

De acordo com o primeiro balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) após o último dia de prova, o número de ausências foi baixo, assim como no primeiro dia. No domingo, foram 5.891 estudantes faltosos, o que representa 13,47% do total de inscritos. O índice é semelhante ao registrado na edição de 2023, quando o programa contabilizou menos participantes (34.544 inscritos) e uma taxa de ausência no mesmo patamar (13,3%).  Leia a matéria completa


Questão racial no Brasil tem destaque nas provas do primeiro dia do Pism
[Data de publicação: 10 de dezembro de 2023]

Antes da abertura dos portões dos locais de prova no campus sede neste domingo, 10, a equipe do Portal da UFJF foi buscar impressões de estudantes sobre o primeiro dia do exame. Entre os diversos temas presentes no exame, a questão do racismo foi a mais citada pelos candidatos. Textos da autora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e da filósofa e pesquisadora Djamila Ribeiro (1980-) também chamaram a atenção dos concorrentes. Leia a matéria completa


Foto: Carolina de Paula/UFJF

UFJF dá início ao segundo dia de aplicação das provas do Pism 2024
[Data de publicação: 10 de dezembro de 2023]

A UFJF encerra neste domingo, 10, a aplicação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. Na avaliação do pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o primeiro dia de provas ocorreu dentro do planejado. Em relação às ausências, o pró-reitor destaca o número reduzido em relação a edições anteriores, o que demonstra o interesse dos estudantes em participar do processo seletivo para a Universidade.

Estudantes também compartilharam suas expectativas para o segundo dia de provas. Leia a matéria completa


Em ano de recorde de inscrições, Pism tem baixo índice de ausência no primeiro dia
[Data de publicação: 9 de dezembro de 2023]

De acordo com o balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o Pism 2024 contou com um recorde de inscrições, contando com a participação de mais de 43.700 candidatos. Além disso, destacou-se pela baixa taxa de ausência no primeiro dia de prova, totalizando 5.755 candidatos ausentes, o que corresponde a 13,16% do total de inscritos. 

Em Juiz de Fora,  2.724 estudantes não compareceram ao Pism, em Governador Valadares foram registrados 1.053 ausentes, Muriaé contou com 743 ausências, Petrópolis teve 774 ausentes, e Volta Redonda registrou 461 candidatos que não compareceram. Leia a matéria completa


Atendimento especializado do Pism acolhe candidatos e familiares
[Data de publicação: 9 de dezembro de 2023]

Foto: Carolina de Paula/UFJF

Mais de 700 estudantes recebem atendimento especializado na edição 2024 do Pism. O serviço, oferecido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), atende pessoas com deficiência, lactantes, pessoas com diabetes, dificuldades de locomoção e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros casos. 

Candidatos, acompanhados por seus familiares e demais acompanhantes, puderam contar com o apoio do NAI em Juiz de Fora e Governador Valadares. Leia a matéria completa


Primeiro dia de Pism: portões são fechados pontualmente
[Data de publicação: 9 de dezembro de 2023]

No primeiro dia de realização de provas, a movimentação já era percebida no campus sede desde o começo da manhã, se intensificando a partir das 10h30. Leia a matéria completa


Equipe da UFJF recepciona e orienta candidatos do Pism
[Data de publicação: 8 de dezembro de 2023]

Em busca de orientar e recepcionar os candidatos do Pism 2024, mais de cem pessoas estiveram distribuídas nos locais de provas para dar informações. Nesta matéria, você encontra outras informações sobre o trabalho da equipe que atuou na recepção a candidatos e acompanhantes no Pism. Leia a matéria completa


Guia sobre transporte e acesso ao campus da UFJF nos dias do Pism
[Data de publicação: 7 de dezembro de 2023]

Foto: Carolina de Paula/UFJF

Neste final de semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, mais de 43 mil estudantes fazem as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Nesta matéria, você encontrará informações sobre os ônibus e linhas especiais em Juiz de Fora e Governador Valadares, bem como orientações para acessar os locais de prova e ter uma experiência tranquila e eficiente no dia dos exames. Clique aqui para acessá-la.


Fiscais passam por treinamento para atendimento especial no Pism
[Data de publicação: 6 de dezembro de 2023]

O número de fiscais que receberam treinamento para o atendimento especializado no Pism chega a 345: 260 em Juiz de Fora e 85 em Governador Valadares. Leia a matéria completa.


Candidatos com identidade infantil podem fazer provas do Pism 2024
[Data de publicação: 4 de dezembro de 2023]

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da UFJF comunica que, conforme retificação no edital do Pism 2023, os candidatos que apresentarem documento de identidade infantil (emitidos quando os inscritos tinham até 10 anos de idade) poderão realizar normalmente as provas agendadas para o próximo final de semana, dias 9 e 10 de dezembro. Leia a nota completa.


Pism 2024 está chegando: confira dicas para realizar a prova
[Data de publicação: 27 de novembro de 2023]

A poucos dias das provas do Pism 2024, os mais de 43 mil candidatos se preparam não apenas para o exame em si, mas também para seguir os protocolos exigidos no edital. As principais dúvidas foram reunidas pelo Portal da UFJF para garantir que todos concluam o processo sem imprevistos. Leia a matéria completa e veja os seguintes tópicos: “Documentos”, “Não subestime o trânsito!”, “Conteúdos de prova”, “Duração do tempo de prova”, “O que pode”, “O que não pode?”, “Onde guardar o celular?” e “Cuidado com a Folha de Respostas!”.



Psicologia é o curso mais concorrido do Pism em JF; em GV, é Medicina

[Data de publicação: 23 de novembro de 2023]

Foto: Leandro Mockdece/UFJF

Nesta edição, que estabeleceu um novo recorde de inscrições, 6.661 candidatos estão competindo por 2.303 vagas oferecidas nos campi da instituição, localizados em Juiz de Fora e Governador Valadares.

O curso de Psicologia, no grupo E (destinado a candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, independentemente da renda familiar) apresentou a maior concorrência, com 28 candidatos por vaga. Este curso também liderou nos grupos de vagas A, B e D.

Já no Campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem as quatro maiores concorrências do Pism 2024. No grupo E, a relação é de 27 candidatos por vaga; na ampla concorrência (grupo C), são 16,1 por vaga. Já no grupo B a concorrência cai para 9,5 por vaga. Por último, no grupo A, a concorrência é de 6,17.

Leia a matéria completa com os cursos mais concorridos por grupo.



Divulgado resultado da seleção para fiscais do Pism

[Data de publicação: 22 de novembro de 2023]

Para acessar os resultados, tanto professores, técnicos-administrativos em educação (TAEs) quanto estudantes podem consultar o sistema Siga. O resultado também está disponível para os terceirizados, no site da Copese, que inclui também a indicação do local de trabalho. Leia a matéria completa.



Reta final para o Pism: candidatos devem optar por revisar conteúdos

[Data de publicação: 22 de novembro de 2023]

Candidatos devem se atentar para a importância da logística e do tempo (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, inicia-se também a reta final dos estudos para a realização das provas do Pism 2024. Faltando poucas semanas para o processo, o Portal da UFJF reuniu dicas para tranquilizar os inscritos nessa etapa de preparação. As provas dos três módulos estão agendadas para os dias 9 e 10 de dezembro.

Leia a matéria completa e veja os seguintes tópicos: “O que estudar nesta reta final?”, “Manter a concentração”, “Como lidar com a ansiedade” e “Dicas de quem já foi aprovado pelo processo seletivo”.



UFJF e autoridades locais planejam esquemas operacionais para o Pism

[Data de publicação: 21 de novembro de 2023]

A UFJF realizou uma reunião com autoridades locais para coordenar as ações necessárias para a realização do Pism. Nesta edição, o exame registrou um número recorde de inscritos, ultrapassando a marca de 43 mil estudantes, sendo que aproximadamente 23 mil estão inscritos para realizar as provas em Juiz de Fora. Leia a matéria completa.


Comprovante definitivo para prova do Pism está disponível
[Data de publicação: 7 de novembro de 2023]

Previsto para ser divulgado na segunda-feira, 6 de novembro, a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) adiou a divulgação do documento para a tarde de terça-feira, 7, por motivos de ajustes no processo de preparação do comprovante. Leia a matéria completa.



Divulgado resultado de provas de habilidade específica para curso de Música

[Data de publicação: 6 de novembro de 2023]

O resultado das provas específicas para os candidatos inscritos nos cursos de Música – Bacharelado e Licenciatura – do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música foi divulgado pela Copese no dia 6 de novembro, bem como os resultados dos recursos. Leia a matéria completa.



Copese abre inscrição para fiscais do Pism 2024

[Data de publicação: 26 de outubro de 2023]

A Copese abriu, no dia 26 de outubro, as inscrições para fiscais de prova e apoio de serviços gerais no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. Professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados dos dois campi puderam candidatar até as 23h59 do dia 6 de novembro. Leia matéria completa.



Habilidade específica: Copese divulga resultado das provas práticas de música

[Data de publicação: 20 de outubro de 2023]

A Copese anunciou os resultados das provas práticas de habilidade específica para os candidatos que estão buscando ingressar no Vestibular de Música e nos cursos de Música através do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. A lista divulgada identifica os candidatos que atenderam aos requisitos para avançar na seleção, bem como aqueles que não se qualificaram ou estiveram ausentes. Leia a matéria completa.



Pism 2024 e Vestibular de Música da UFJF batem recordes de inscrições

[Data de publicação: 25 de setembro de 2023]

O Pism 2024 e o Vestibular de Música da UFJF alcançaram um novo recorde, com um total de 43.791 inscrições. Dentre essas inscrições, 43.711 foram destinadas exclusivamente ao Pism, representando um aumento notável de 22% em comparação com a edição anterior, que contou com 34.435 candidatos. O crescimento mais significativo nas inscrições ocorreu no Módulo I, que registrou 23.971 inscritos, enquanto o Módulo II atraiu 13.079 e o Módulo III contabilizou 6.661 candidatos. Leia a matéria completa.

Arte: UFJF

Arte: UFJF


UFJF amplia período de inscrição do Pism e Vestibular de Música
[Data de publicação: 14 de setembro de 2023]

A Coordeação Geral de Processos Seletivos (Copese) comunicou a retificação dos editais do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música 2024 devido à instabilidade na rede de Internet que afetou o acesso ao sistema de inscrição. Leia a nota completa.


Copese seleciona servidores para coordenação de provas do Pism
[Data de publicação: 11 de setembro de 2023]

O colaborador receberá por dia de trabalho o valor bruto de R$376,56 para o cargo de coordenador de setor e R$301,32 para o cargo de auxiliar de coordenação. No formulário, o servidor deve informar se possui disponibilidade para aplicar o Pism em outras cidades, além da função desejada. Inscrições aconteceram até 6 de outubro. Leia a matéria completa.


Pism e Vestibular de Música batem recorde de isentos dos últimos cinco anos
[Data de publicação: 28 de agosto de 2023]

Ao todo, 18.538 estudantes solicitaram o recurso, considerado o maior número dos últimos cinco anos. Destes, 16.175 tiveram os pedidos deferidos e 2.363 indeferidos. Leia a matéria completa.


Vestibular de Música: saiba tudo sobre o teste de habilidade específica
[Data de publicação: 21 de agosto de 2023]

Ouvido apurado, voz afinada, habilidades para tocar instrumentos, paixão por música. Se você se encaixa nesse perfil, possui alguns desses talentos ou deseja aprendê-los, reunimos as informações para prepará-lo para o ingresso nos cursos de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Leia a matéria completa.



Pism 2024: Saiba como pedir atendimento especial e uso do nome social
[Data de publicação: 3 de agosto de 2023]

Os candidatos que necessitam de condições especiais ou desejam utilizar o nome social para realizarem a prova devem fazer o requerimento já no momento da inscrição. Para isso, além de marcar os itens pertinentes no formulário, devem submeter a documentação exigida no edital por meio da Área do Candidato. Leia a matéria completa.



UFJF abre inscrições para Pism e Vestibular de Música 2024
[Data de publicação: 1º de agosto de 2023]

A instituição oferece 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024. Leia a matéria completa.


Dúvidas frequentes sobre o Pism UFJF

Informações cedidas pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Como funciona o Pism UFJF?

As provas ocorrerão em cinco cidades no dias 9 e 10 de dezembro, com os portões fechando às 13h (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Pism consiste em um método de avaliação seriada, dividido em três módulos (I, II e III) realizados anualmente ao término de cada ano do Ensino Médio. Neste processo, a avaliação do conhecimento do estudante é progressiva, abordando, em cada exame, um conteúdo cumulativo dos anos letivos anteriores, de acordo com a Resolução Congrad nº 33/2021. Tal abordagem busca minimizar desvantagens, proporcionando uma avaliação contínua e adaptativa ao longo do percurso acadêmico.

Quando vai ser a prova do Pism 2024?

As provas do Pism 2024 ocorrem dias 9 e 10 de dezembro de 2023 (sábado e domingo), das 13h30 às 17h30, em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Os portões serão abertos às 12h e fecham, impreterivelmente, às 13h.

Onde será o local de prova do Pism 2024?

Os locais de prova de cada candidato estão disponíveis no comprovante definitivo do Pism, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado na Área do Candidato e impresso pelo interessado. A UFJF não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

Confira a lista completa dos locais de prova abaixo:

Informações: UFJF

Informações: UFJF

Informações: UFJF

Informações: UFJF

Informações: UFJF

Informações: UFJF

Caso eu não participe de um dos Módulos do Pism, posso realizar o Módulo seguinte e também o que eu fiquei devendo?

Não é possível. Para participar do Módulo II, é obrigatória a realização do Módulo I no ano anterior. Da mesma forma, para se inscrever no Módulo III, é necessário ter concluído o Módulo II no ano que o antecede.

Se eu obtiver nota zero em uma prova do Pism I, estarei automaticamente excluído do processo?

Não. Os estudantes participantes dos módulos I e II do PISM não são eliminados do processo se obtiverem nota zero em qualquer uma das provas.

E no caso de obter nota zero em alguma prova do Pism III, serei desqualificado?

No Módulo III do PISM, os candidatos podem obter nota zero nas provas objetivas sem serem eliminados. Contudo, a obtenção de nota zero em qualquer conteúdo das provas discursivas resulta na eliminação do candidato.

Os critérios de pontuação são iguais para os três módulos do Pism?

Não, os módulos do Pism possuem pesos distintos para o cálculo do resultado final. O Módulo I tem peso 2; o Módulo II, peso 3; e o Módulo III, peso 5. Adicionalmente, as pontuações máximas variam: Pism I e Pism II podem totalizar no máximo 120 pontos cada, enquanto o Pism III pode somar até 140 pontos. Logo, a pontuação máxima que um candidato pode alcançar é de 1300 pontos, calculada pela fórmula 120 x 2 + 120 x 3 + 140 x 5.

Outras informações:

copese@ufjf.br

Edital do Pism 2024 (clique aqui para acessar as versões em libras e ilustrada)

Área do Candidato