Movimentação no campus foi tranquila ao longo da manhã de domingo (Foto: Iris Faria/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra neste domingo, 10, a aplicação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. Os estudantes que prestam o exame nos Módulos I e II irão responder a questões objetivas e discursivas sobre Literaturas, Biologia, Física e História. Já os concorrentes do Módulo III respondem às avaliações objetivas e discursivas de Física, Química, Geografia, História e Filosofia. 

De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), no primeiro dia de provas, 37.979 candidatos compareceram aos locais de prova nas cinco cidades de aplicação do exame: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. O número de ausentes foi de 5.755, o que representa 13,16%, do total de inscritos. O índice de inscrições no Pism bateu recorde neste ano, chegando à marca de mais de 43.700 estudantes.   

Na avaliação do pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o primeiro dia de provas do Pism ocorreu dentro do planejado. Em relação às ausências, o pró-reitor destaca o número reduzido em relação a edições anteriores, o que demonstra o interesse dos estudantes no processo seletivo para a Universidade.  

Mesmo com um grande fluxo de pessoas, a movimentação no campus sede da UFJF, em Juiz de Fora, foi tranquila ao longo da manhã de domingo. A partir das 10h, já era possível perceber a circulação dos candidatos. O trânsito fluiu bem durante todo o período de chegada dos estudantes. Os portões fecharam às 13h e as provas são realizadas entre 13h30 e 17h30. 

Estudantes apontam expectativas para o segundo dia de prova

A estudante Ana Beatriz Ferreira, 17, está confiante para o segundo dia de provas (Foto: Iris Faria/UFJF)

Candidata pelo Módulo II do Pism, a estudante Ana Beatriz Ferreira, 17, está confiante em ter um resultado positivo nas provas. Quanto ao primeiro dia, a jovem aponta que as provas de Matemática e Química representaram maiores desafios e que foi bem nas provas de Português e Geografia. 

“Eu sou muito boa em História e Literatura. Física, eu acho que vai ser mais difícil, mas espero me sair bem. No geral, eu espero me sair bem melhor nesse segundo dia”, contou. 

Davi Zanini, 18, considera que teve seus melhores desempenhos em Português e Literatura no primeiro dia: “Eu procurei estudar mais durante o ano” (Foto: Iris Faria/UFJF)

Para o estudante Davi Moreira Zanini, 18, que faz as provas do Módulo III, o primeiro dia de exame transcorreu com tranquilidade. Morador de Ubá, na Zona da Mata mineira, o jovem avalia que teve seus melhores desempenhos nas provas de Português e Literatura. 

“Eu procurei estudar mais durante o ano. Cheguei a realizar algumas provas como forma de ir treinando mesmo. Estou confiante, principalmente nesse segundo dia de prova”, afirmou o candidato, que deseja ingressar no curso de Ciência da Computação. 

Mariana Nepomuceno, 17, faz o Módulo II e sonha em cursar Arquitetura e Urbanismo: “pretendo alcançar uma pontuação alta neste módulo” (Foto: Iris Faria/UFJF)

A estudante Mariana da Silva Nepomuceno, 17, também saiu de sua cidade para fazer as provas do Módulo II. Residente em Mar de Espanha, na Zona da Mata, a candidata acredita que, de forma geral, se saiu bem no primeiro dia. A jovem planeja ingressar na graduação em Arquitetura e Urbanismo. 

“Sempre foi meu sonho fazer Arquitetura e Urbanismo. Para a prova de hoje, eu estou bem mais tranquila, apesar de que haverá questões de Biologia. Eu pretendo alcançar uma pontuação alta neste módulo para que, no ano que vem, possa ficar mais tranquila.”

Caderno de provas e gabaritos do primeiro dia já estão disponíveis

Os candidatos já podem ter acesso aos cadernos de provas do primeiro dia do exame. Os gabaritos das provas discursivas e objetivas dos três módulos do Pism também já foram liberados. Confira os documentos no site da Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF