Portões fecharam pontualmente às 13h (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O primeiro dia de aplicação de provas da edição 2024 do Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora (Pism/UFJF) é realizado neste sábado, 9. Desde o começo da manhã, a movimentação já era percebida no campus sede, em Juiz de Fora e em outros pontos da cidade, que conta com 23 mil inscritos alocados em 29 locais de prova, além do campus. 

Equipes da UFJF orientaram os participantes e seus acompanhantes na manhã do sábado, 9 (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Às 9h os primeiros candidatos já começavam a chegar à Cidade Universitária, sendo que a movimentação se intensificou a partir das 10h30. A equipe do receptivo esteve a postos ao longo da manhã, para atender os participantes e seus acompanhantes, dando orientações em relação à documentação exigida e ao que é permitido nas avaliações, encaminhando os candidatos aos seus locais de prova, entre demais solicitações. 

Ao todo, mais de 43 mil candidatos estão inscritos para fazerem o exame nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. Em Governador Valadares são mais de 7 mil alunos inscritos. Em Muriaé são 5.386, em Volta Redonda, 3.060, e, em Petrópolis, 4.887. Os portões foram fechados pontualmente, às 13h, em todos os locais de prova. 

Boas-vindas

A edição 2024 do Pism registra número recorde de inscritos. Com o crescimento do número de candidatos e consequente aumento da quantidade de locais de aplicação, a organização das provas se torna ainda mais complexa. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, a Universidade se preparou para a realização do exame. 

Pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim: “retomada do interesse dos estudantes pelo ingresso em uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“A gente deseja que tudo transcorra bem, considerando que nós temos uma grande equipe de trabalhadores, mais de 4 mil pessoas trabalhando para que o Pism aconteça aqui em Juiz de Fora, em Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. A UFJF se preparou e espera que tudo transcorra bem, que candidatos e candidatas consigam fazer a prova com bastante tranquilidade”, avaliou. 

Ainda de acordo com Amorim, o crescimento do número de inscritos revela uma “retomada do interesse dos estudantes pelo ingresso em uma universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade, como é a nossa Universidade”. O pró-reitor também considera que o recorde de inscritos no primeiro ano do Ensino Médio, “também é um indicador interessante para mostrar que os estudantes do Ensino Médio estão interessados em participar do Pism e ingressar em um curso superior”.  

Estudantes compartilham suas expectativas

A estudante Maria Rita Neves Lima, 17, sempre sonhou em estudar na UFJF (Foto: Iris Faria/UFJF)

A estudante Maria Rita Neves Lima, 17, mora em Descoberto, na Zona da Mata mineira, e veio a Juiz de Fora para fazer as provas do Pism II no campus sede. Ela conta que sempre sonhou em estudar na UFJF e seguir o exemplo familiar: quatro primos da jovem estudaram na Universidade. 

Segundo Maria Rita, sair da sua cidade “dá nervosismo, mas ao mesmo tempo é legal porque podemos conhecer o campus, o que é uma experiência muito legal. É uma emoção muito grande, eu tenho muita vontade de estudar aqui, então estar no campus é uma realização”, avalia. 

A estudante Nicole Próspero, 18, deseja estudar Direito. Casos de mulheres vítimas de violência doméstica motivaram a escolha: “Me vi na vontade de defender essas pessoas” (Foto: Iris Faria/UFJF)

A estudante Nicole Maria Silva Próspero, 18, também pegou a estrada para fazer as provas do Pism III. Natural de Santa Bárbara do Tugúrio, no Campo das Vertentes, a jovem sonha em estudar Direito na Universidade. “Nunca tive outra opção. Descobri essa vontade no 1º ano do Ensino Médio, quando soube de casos de agressões contra mulheres, que tiveram muita repercussão no período de isolamento social. Me vi na vontade de defender essas pessoas”, afirma a jovem que pretende ser advogada ou juíza. 

Para Nicole, estar na UFJF significa “liberdade”: tanto pela beleza e grandiosidade do espaço físico, quanto pelas oportunidades de crescimento pessoal e intelectual que a Universidade oferece. “O campus é muito lindo, me cativou quando eu cheguei aqui, porque é muito diferente da minha cidade. Eu vejo que tem muita oportunidade de desenvolvimento, tanto pessoal, quanto intelectual”, relata. 

Aos 16 anos, a estudante Bárbara Alves de Carvalho Carnevalli veio de Cruzília, no Sul de Minas, para Juiz de Fora, fazer a prova do Pism I. A jovem prestará o exame na Escola Estadual Maria de Magalhães Pinto, localizada no bairro Santa Luzia. Apaixonada por contar e escrever histórias, Bárbara quer ingressar no curso de Jornalismo. A estrutura do Pism, que é um programa dividido em módulos, foi um dos atrativos para a candidata optar pelo exame. 

“Como o Pism tem uma estrutura em módulos e os conteúdos são cobrados de acordo com o ano escolar do estudante, isso torna o vestibular mais acessível e a faculdade mais atrativa para o adolescente, pois o faz enxergar que é possível. Além de ser uma experiência na qual eu posso acompanhar a minha evolução no decorrer do anos do Ensino Médio”. 

Estudantes em outras cidades também compartilham seus objetivos

O estudante Gustavo Justo, 17, não precisou sair da sua cidade natal, Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, para fazer a prova do Pism III. Mesmo assim, o jovem já visitou a UFJF para ter certeza de onde queria estudar. “Eu escolhi o Pism porque é uma outra oportunidade imperdível que você tem de chegar a uma universidade federal, ainda mais na UFJF, que sempre foi minha universidade dos sonhos. Achei muito lindo o campus e quero que ele esteja presente no meu cotidiano no ano que vem.” Apaixonado por Matemática, Gustavo quer ingressar no curso de Economia. Ele teve um ano intenso de estudos e se sente preparado, seguindo à risca as recomendações sobre descanso antes das provas.

Quem também não precisou sair da própria cidade para fazer as provas é o estudante Yuri Filo Mota, de Muriaé, na Zona da Mata mineira.Espero que a prova esteja fácil. Estou um pouco preocupado com as questões fechadas de Física”, afirma o jovem que presta o Pism III. 

Yuri escolheu o curso de História, motivado pelo convívio com os professores e pelo interesse em compartilhar conhecimento através do ensino. “Na UFJF, além de toda a estrutura fornecida, a grade curricular e os incentivos à pesquisa me atraíram para a Universidade.” Apesar do nervosismo, ele sabe que está preparado pois estudou o conteúdo necessário.

Central de Atendimento

Nos dois dias de aplicação das provas do Pism, a Central de Atendimento (CAT) está de plantão, das 10h às 17h30, para atender exclusivamente às demandas relacionadas ao processo seletivo. 

O atendimento pode ser realizado, preferencialmente, pelo WhatsApp (32) 2102-3911, o qual é o número de telefone do setor. Vale destacar que, pelo WhatsApp, não são aceitas ligações de voz ou vídeo. 

Outras informações: copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf

Youtube: TVUFJF