Momentos decisivos: alunos se dedicam às últimas revisões antes do Pism na UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, inicia-se também a reta final dos estudos para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Faltando poucas semanas para o processo, o Portal da UFJF reuniu dicas para tranquilizar os inscritos nessa etapa de preparação. As provas dos três módulos estão agendadas para os dias 9 e 10 de dezembro.

No sábado, 9 de dezembro, os candidatos dos módulos I e II terão 20 questões objetivas (múltipla escolha) e duas discursivas, abrangendo Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, 10 de dezembro, eles enfrentarão questões de múltipla escolha e dissertativas em Literatura, Biologia, Física e História.

Para os alunos do módulo III, a avaliação incluirá 20 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, além de questões discursivas específicas para a área do curso escolhido. No dia seguinte, enfrentarão questões de Física, Química, Geografia e História, com questões discursivas personalizadas conforme a área do curso.

O que estudar nesta reta final?

Nesta fase decisiva, surge a incerteza sobre o que priorizar nos estudos. Para a pesquisadora Emilla Garcia, que atua como professora de História nas escolas estaduais José Saint Clair e Maria das Dores, é essencial reforçar o cronograma, afastando-se de distrações e concentrando-se nos conteúdos que não foram totalmente explorados, especialmente aqueles em que o candidato enfrenta mais dificuldades.

Caminho para o futuro: candidatos de edições anteriores após as provas do Pism (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A professora destaca a utilidade de elaborar fluxogramas, esquemas e mapas mentais coloridos, incorporando imagens sempre que possível. Segundo ela, estas ferramentas auxiliam na síntese de informações complexas, proporcionando uma visualização clara da estrutura do conteúdo e destacando as áreas que demandam maior atenção.

Garcia ainda enfatiza que o Pism 2024 costuma abordar questões contextualizadas, relacionadas a temas contemporâneos. Neste sentido, para ela, os candidatos devem estar atentos a temáticas como distúrbios climáticos, contribuição do conhecimento científico para o desenvolvimento humano, saberes socioambientais indígenas, sustentabilidade, cultura digital, mídias, linguagens e diversidade cultural. “Nas diferentes áreas de conhecimentos, os estudantes devem ter a habilidade de leitura e interpretação de diferentes suportes, como mapas, gráficos, tabelas, imagens, poesias, charges, peças publicitárias, meme, letras de música, slam, entre outros.”

Outra orientação da professora é a revisão dos conteúdos com base no “Programa Pism da UFJF”, que detalha o conteúdo de cada disciplina em cada módulo do Pism. Desse modo, segundo a docente, o aluno poderá verificar quais conteúdos ainda precisam ser reforçados. Os conteúdos programáticos dos três módulos estão disponíveis no site da Copese

Manter a concentração

O psicólogo do campus de Governador Valadares (UFJF-GV), Lucas Brandão, explica que o ideal para manter a concentração é estabelecer um período do dia dedicado aos estudos, longe de distrações como redes sociais e celulares, e em um local tranquilo. Ele também sugere a técnica do pomodoro, que consiste no melhor aproveitamento de estudos em um determinado tempo, conciliando com algumas pausas de descanso.

“A ideia é que o aluno tenha um controle do seu tempo. Por exemplo, ele estuda durante 25 minutos e descansa cinco. Depois que você fizer quatro séries de 25 minutos de estudo e cinco minutos de descanso, você dá um tempo de descanso maior de 15 minutos. E assim sucessivamente. Não precisa ser exatamente nesta minutagem – é importante que o tempo de estudo não ultrapasse 40, 50 minutos, porque o estudo durante tanto tempo, sem parar, pode diminuir a concentração”, explica Brandão.

Como lidar com a ansiedade?

“É normal sentir a ansiedade, o que não é normal é sentir um excesso de ansiedade – e esse excesso vem, sobretudo, quando o aluno encara a prova como se fosse uma coisa muito má” (Imagem: Canva)

O psicólogo observa que a ansiedade é uma reação emocional natural em situações de provas e avaliações, relacionada ao medo de desempenho insatisfatório após um longo período de estudos. Diante disso, o recomendável é fazer um processo reflexivo sobre tudo o que ocorreu até aquele momento. “É importante que o candidato se lembre que estudou para a prova e tem conhecimento necessário para fazê-la, independente do resultado”, pontua.

O especialista ainda destaca que é comum associarem a nota como sendo o “fim do mundo”. “É importante que os alunos entendam que é só uma prova, é só uma avaliação, não é nada além disso. Caso o resultado for negativo, haverá outras oportunidades. É normal sentir a ansiedade, o que não é normal é sentir um excesso de ansiedade – e esse excesso vem, sobretudo, quando o aluno encara a prova como se fosse uma coisa muito má.”

A respeito da estratégia para responder às questões, Brandão aconselha começar pelas disciplinas de preferência pessoal, evitando permanecer muito tempo em uma única questão. Se não conseguir responder imediatamente, é aconselhável registrar as ideias preliminares sobre a questão e prosseguir para as seguintes, retornando a ela, se necessário, ao final da prova.

Dicas de quem já foi aprovado pelo processo seletivo

A aluna Victoria Godoy, do curso de Medicina Veterinária na UFJF, compartilha sua experiência de ingresso na UFJF por meio do Pism, destacando-o como uma oportunidade valiosa para iniciar a trajetória acadêmica, principalmente por ser um processo seriado e permitir uma revisão mais atualizada do conteúdo ao longo do ano.

Durante seus estudos, Victoria adotou o método de resolver questões de provas anteriores, concentrando-se nas disciplinas em que enfrentava dificuldades. “Era uma oportunidade de dar mais atenção a algumas matérias ou tópicos que eu encontrava mais desafiadores e que eram frequentes nas avaliações.”

Assim como Victória, o aluno Daniel Quintanilha, da Faculdade de Química, também é ingressante pelo Pism e frisa a importância de os candidatos se basearem nos conteúdos de acordo com a área de interesse, especialmente no último ano. Ambos os estudantes enfatizam a importância de equilibrar os estudos com o bem-estar psicológico e emocional, destacando que esses aspectos são diferenciais significativos durante a avaliação. “Aproveitem muito essa oportunidade e deem o melhor de vocês, mas sempre lembrando que suas vidas não dependem exclusivamente disso”, aconselha Victória.

Confira o edital e as provas anteriores. 

Outras informações:

Site da Copese

Programa Pism da UFJF

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