O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 e o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançaram um novo recorde, com um total de 43.791 inscrições. Dentre essas inscrições, 43.711 foram destinadas exclusivamente ao Pism, representando um aumento notável de 22% em comparação com a edição anterior, que contou com 34.435 candidatos. O crescimento mais significativo nas inscrições ocorreu no Módulo I, que registrou 23.971 inscritos, enquanto o Módulo II atraiu 13.079 e o Módulo III contabilizou 6.661 candidatos.

Os dados foram divulgados pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), nesta segunda-feira, 25. A última vez que a UFJF havia ultrapassado a marca de 40 mil inscritos foi em 2019, antes da pandemia, quando registrou 40.160 candidatos. Confira o balanço comparado aos últimos anos.

Outro número relevante é o total de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição. Nesta edição, foram recebidas 18.497 solicitações, com 16.528 delas sendo atendidas, marcando o maior número de isenções concedidas nos últimos cinco anos.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, esse aumento reflete o crescente engajamento de estudantes de escolas públicas no processo seletivo da UFJF, o que constitui um indicativo positivo do êxito das iniciativas de divulgação associadas ao processo de seleção seriado. Além disso, os números também indicam uma retomada no crescimento após o período de pandemia. “Experimentamos uma queda na procura pela graduação, tanto via Enem quanto através do Pism, durante o período pandêmico, mas os resultados deste ano são satisfatórios, evidenciando novamente o interesse dos alunos pelo nosso programa.”

Os candidatos devem agora aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, a partir das 15h do dia 6 de novembro até às 12h de 10 de dezembro. O comprovante de inscrição traz informações sobre o local de prova onde cada candidato fará o processo seletivo.

O Pism 2024 oferece, ao todo, 2.303 vagas distribuídas em 76 cursos. Dessas, 1.903 são destinadas ao campus de Juiz de Fora, enquanto 400 são reservadas para Governador Valadares. Vale ressaltar que essas vagas seguem critérios de cotas e permitem a entrada tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

As provas do Pism ocorrem dias 9 e 10 de dezembro, das 13h30 às 17h30, em cinco cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Confira a quantidade de inscritos por município.

Vestibular de Música
O Vestibular de Música da UFJF também estabeleceu um novo recorde de inscrições, com um total de 80 candidatos, o que representa um aumento de 46 inscrições em relação ao ano anterior. Dessas inscrições, 22 estudantes obtiveram a gratuidade por meio da solicitação de isenção.

A seleção ocorrerá com base nas notas do Enem 2023, e além do vestibular, os candidatos ao curso de Música devem realizar provas de habilidade específica, de 2 a 4 de outubro, em formatos remotos e presenciais. Essa avaliação é eliminatória e composta por duas etapas: prática musical e teórica com percepção musical. Mais informações sobre o conteúdo programático podem ser encontradas no próprio edital, nos anexos III, IV, V, VI, VII e VIII.

Leia mais sobre o teste de habilidade específica para os cursos de Música, aplicado no módulo III do Pism e no Vestibular de Música.

copese@ufjf.br

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf