As inscrições para o Pism 2024 já estão abertas e vão até 13 de setembro. Durante esse mesmo período, os candidatos que necessitam de condições especiais ou desejam utilizar o nome social para realizarem a prova devem fazer o requerimento já no momento da inscrição. Para isso, além de marcar os itens pertinentes no formulário, devem submeter a documentação exigida no edital por meio da Área do Candidato.

Candidatos dos módulos II e III que foram contemplados nas edições anteriores do Pism com o atendimento especial devem realizar novo pedido este ano. E, mesmo que já tenham feito a inscrição, podem requerer o auxílio dentro do prazo estabelecido – até 13 de setembro. O atendimento especial será realizado somente nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Confira os recursos que a Universidade oferece para a realização das provas:

• Auxílio – ledor ou transcritor;
  • Prova em braile;
  • Prova ampliada;
  • Lupas;
  • Auxílio – Intérprete de Libras/Tradutor;
  • Permissão de uso de aparelho auditivo;
  • Tempo adicional para a realização das provas;
  • Salas acessíveis – com rampas ou elevadores;
  • Sala reservada para amamentação;
  • Carteiras e cadeiras em tamanho maiores;
  • Mesas adaptadas para uso de cadeira de rodas;
  • Suporte para provas (pranchetas ou plano inclinado);
  • Computador com tecnologia assistiva  para atendimento às pessoas com deficiências e outras necessidades educacionais especiais.

Atendimento especial

No ato da inscrição, o candidato deve marcar os itens que se enquadrem na sua situação e anexar os documentos comprobatórios. Em alguns casos, será necessária a apresentação de laudo médico que deve conter as seguintes informações: identificação do candidato (nome completo); descrição da condição específica do candidato; tipo de deficiência ou doença (com o respectivo enquadramento no Código Internacional de Doenças – CID) e assinatura e identificação do profissional.

As pessoas com autismo poderão apresentar, para efeito de comprovação, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Além dos recursos disponíveis, o candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para fazer o exame deve fazer a solicitação prévia e comprovar a necessidade, conforme a Lei no 13.146/2015. De acordo com o edital, o estudante poderá ser convocado para entrevista antes da realização do processo seletivo, conforme necessidade prevista pela coordenação do atendimento especial.

Lactantes

No caso das candidatas que estão amamentando, elas podem solicitar, no momento da inscrição, atendimento especial durante o horário das provas. Para isto, deve submeter no sistema de inscrição cópia digitalizada da certidão de nascimento ou declaração do médico informando a data do nascimento da criança, de modo a demonstrar a condição durante a realização dos exames.

Nos dias das provas, a lactante necessita, obrigatoriamente, apresentar-se com um acompanhante maior de 18 anos, que ficará em sala reservada como responsável pela guarda da criança. A candidata que comparecer sem acompanhante não realizará as provas.

Além disso, o tempo gasto na amamentação será acrescido ao tempo total destinado para a realização das provas, conforme limite estabelecido na Lei 13.872/2019. O atendimento ocorrerá na cidade escolhida para a realização das provas.

Questões religiosas

Os candidatos que, por questão cultural ou religiosa, necessitarem usar adereços que cubram a cabeça ou o rosto deverão solicitar condição especial de realização da prova no ato da inscrição. Outras informações, como horários e procedimentos, podem ser conferidas no edital. Já os candidatos que se sentirem impedidos de realizar a prova antes do pôr do sol do dia 9 de dezembro, por motivo de convicção religiosa, deverão solicitar atendimento especial, assinalando na inscrição a condição especial “Sabatista”.

Para garantir o direito de fazer a prova após o pôr do sol, o estudante deverá submeter cópia digitalizada do atestado comprobatório de sua confissão religiosa, emitido pelo representante devidamente qualificado da comunidade religiosa à qual está filiado.

As provas serão realizadas em Juiz de Fora e Governador Valadares e o aluno deverá comparecer no mesmo horário que os demais candidatos, entre 12h e 13h. Nesse local, ficará sob fiscalização e incomunicável, até às 18h30, quando iniciará a prova.

Nome social

De acordo com o edital, é facultado ao candidato travesti, transexual, não binário ou transgênero, a inscrição com o uso do nome social (prenome pelo qual travestis, transexuais, não binários e transgêneros se identificam e são identificados em suas relações sociais, mantendo inalterados os sobrenomes) em contraste com o seu nome oficialmente registrado na certidão de nascimento.

A solicitação deverá ser marcada no momento da inscrição, selecionando os campos indicativos para o uso do nome social. Deverá ser submetida, no sistema de inscrição, uma cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese.

Caso o candidato seja menor de dezoito anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsável, juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável.

Resultado do pedido

O resultado da solicitação do atendimento especial estará disponível para consulta na área do candidato a partir das 15h, no dia 2 de outubro. Em caso de indeferimento, o estudante pode entrar com recurso de 9h às 16h do dia 3 do mesmo mês. A resposta final será disponibilizada em 10 de outubro.

Outras informações: copese@ufjf.br

Saiba como pedir a gratuidade da taxa de inscrição do Pism 2024