A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou a relação candidato por vaga do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, que estabeleceu um novo recorde de inscrições, 6.661 candidatos estão competindo por 2.303 vagas oferecidas nos campi da instituição, localizados em Juiz de Fora e Governador Valadares.

O curso de Psicologia, no grupo E (destinado a candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, independentemente da renda familiar) apresentou a maior concorrência, com 28 candidatos por vaga. Este curso também liderou nos grupos de vagas A, B e D.

Já no Campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem as quatro maiores concorrências do Pism 2024. No grupo E, a relação é de 27 candidatos por vaga; na ampla concorrência (grupo C), são 16,1 por vaga. Já no grupo B a concorrência cai para 9,5 por vaga. Por último, no grupo A, a concorrência é de 6,17.

Confira a relação candidato/vaga do Pism.

Cursos mais concorridos por grupo

No grupo A, composto por candidatos que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas, com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso de Psicologia lidera como o mais concorrido, registrando uma relação de 13 candidatos por vaga. Ciências da Computação segue com uma relação de 10 candidatos por vaga, enquanto o curso de Enfermagem apresenta 8 candidatos por vaga.

Para o grupo B, voltado para aqueles que não se identificam como negros, pardos ou indígenas, com renda até 1,5 salário mínimo, Psicologia novamente lidera a procura, com 26 aspirantes por vaga, seguido de Educação Física e Enfermagem, com 21 e 18 candidatos por vaga, respectivamente.

No grupo C, de ampla concorrência, independentemente de renda ou escola de origem, o curso de Ciências da Computação sobressai com 18 candidatos por vaga. Psicologia aparece em segundo, com 16, e Medicina em terceiro, registrando 12 concorrentes por vaga.

Nos grupos D e E, para candidatos de escola pública com renda familiar acima do limite estipulado, Psicologia permanece em evidência. No grupo D, composto por autodeclarados negros, pardos ou indígenas, apresenta uma disputa de 8,7 candidatos por vaga. Fisioterapia e Direito integral seguem com 8,5 e 5,8, respectivamente. No grupo E, para candidatos que não se autodeclaram negros, pardos ou indígenas, Psicologia ainda lidera com 28 candidatos por vaga, e Fisioterapia vem a seguir com 17.

Resultado

As provas do Pism serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Petrópolis e Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 24 de janeiro de 2024.

Outras informações:
copese@ufjf.br
Relação candidato/vaga do Pism

Comprovante definitivo para prova do Pism está disponível
Reta final para o Pism: candidatos devem optar por revisar conteúdos

Acompanhe a UFJF nas redes sociais:
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf