Retificada às 13h do dia 31/03/2021 – Alterada a idade do público-alvo da vacinação de quinta-feira, 1º, para 70 anos ou mais.

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 e idosos com 70 anos ou mais poderão ser imunizados com a primeira dose já nesta quinta-feira, 1º de abril. Esta é a segunda antecipação feita pelo município, permitida com a chegada de mais doses de imunizantes. O atendimento na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece, mais uma vez, pelo sistema drive-thru, das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). Só podem receber a vacina cidadãos residentes em Juiz de Fora.

Além do drive-thru montado na UFJF, os idosos com 70 anos ou mais podem ser vacinar, a partir desta quinta, 1º, no ginásio do Sport Club Juiz de Fora e no Esporte Clube Benfica, das 9h às 16h.  Também podem procurar por imunização em 24 unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 12h. De acordo com a Prefeitura, as pessoas devem diversificar a escolha pelos locais.

Estrutura montada na UFJF tem capacidade para atender até 28 veículos ao mesmo tempo, no sistema drive-thru (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Estrutura
O coordenador da iniciativa, Thiago César Nascimento, explica que a estrutura, composta por três tendas no estacionamento da Faced, possui capacidade de atendimento de até 28 veículos ao mesmo tempo.

Como a ação acontece das 9h às 16h, ele aponta ser importante que as pessoas evitem chegar com muita antecedência, pois, inevitavelmente, vão gerar filas, principalmente nas duas primeiras horas. “Para aqueles que desejam vir pela manhã, é necessário que estejam preparados para aguardar. Por mais que tenhamos tentado dar celeridade ao processo, a espera vai acontecer.”

Além disso, o professor destaca que a UFJF está bem estruturada, incluindo espaços para a utilização dos banheiros. “Nós também pedimos que as pessoas tragam garrafas de água para os idosos, alguns alimentos e, mais uma vez, para que evitem chegar muito cedo. Percebemos um intenso movimento pela manhã e o período da tarde está sempre mais tranquilo. É preciso que as pessoas tenham consciência disso para se programarem melhor.”

Vacinação dos 73+
Segundo o novo calendário, a população com 73 anos ou mais começa a ser vacinada nesta quarta-feira, 31, nas UBSs e no ginásio do Sport Club Juiz de Fora. Nas UBSs, a vacinação ocorre das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Os horários de atendimento e os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura.

Procedimentos
O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nas vezes anteriores. É necessário que seja feito o pré-cadastro exclusivamente no site da PJF e também que o idoso ou acompanhante apresente o formulário para vacinação já preenchido e impresso, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Os idosos devem apresentar ainda cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local.

Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que todos a serem imunizados compareçam com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

UFJF bate recorde de vacinação neste sábado
Drive thru na UFJF vacina pessoas com 75 anos ou mais neste sábado, 27
Mais de 530 profissionais de saúde com 40 anos ou mais são vacinados nesta 5ª, na UFJF
861 profissionais de saúde com 40 anos ou mais são vacinados na UFJF