Vacinação continua neste domingo, na UFJF e no Departamento de Saúde do Idoso; ao longo da semana será nesse departamento e em 7 UBS (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Vacinação no campus acontece na segunda e terça-feira, dias e 2 de março, no estacionamento da Faculdade de Educação (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Idosos com 90 anos ou mais, que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, podem receber a segunda dose, nesta segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de março, pelo sistema “drive-thru” (dentro de carros) no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação, parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, acontece das 9h às 16h.

Diferente da edição anterior, desta vez a vacinação, no campus, não vai acontecer no final de semana, em razão da realização das provas do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. É recomendado que os acompanhantes destes idosos tenham atenção redobrada para que não confundam as datas e não aglomerem na UFJF durante os dias de aplicação dos exames do vestibular seriado. 

No final de semana, sábado e domingo, dias 27 e 28 de fevereiro, não haverá vacinação na UFJF. A segunda dose será disponibilizada somente no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) , na Rua Batista de Oliveira, 943, no Granbery.

Documentos
Durante o ato de imunização, deve ser apresentado, pelo idoso ou por familiares e acompanhantes, o cartão de vacina que comprove que ele tenha tomado a primeira dose e um documento de identificação com foto. O processo de triagem será um pouco mais simplificado, uma vez que a maioria das informações já foram coletadas no dia da primeira dose e não há necessidade de novo pré-cadastro no site da Prefeitura.

“Idosos e seus familiares devem verificar o cartão de vacinação entregue no dia da primeira aplicação, para saber qual é o dia previsto para o início do recebimento da segunda dose. É muito importante a extrema atenção para que isto não aconteça antes do prazo indicado no cartão, que tem considerado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas doses. Por isso, no caso do nosso “drive-thru”, podem ser vacinados aqueles idosos de 90 anos ou mais que tomaram a vacina nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro apenas, considerando esse intervalo mínimo entres as doses”, explica o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago Cesar Nascimento.

“Assim, exclusivamente vacinaremos os idosos que precisam da segunda dose, independente do local de vacinação da primeira dose. Àqueles idosos de 90 anos ou mais que não vacinaram ainda a primeira dose devem procurar o Departamento de Saúde do Idoso (DSI), no bairro Granbery ou nas sete unidades básicas de Saúde (UBSs) listadas no site da Prefeitura.” 

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Locais de vacinação
Dias 27 e 28 de fevereiro, sábado e domingo, das 9h às 16h, a vacinação acontece no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, 943, no Bairro Granbery.

Dias 1º e 2 de março, segunda e terça-feira, das 9h às 16h, os idosos podem ser atendidos no sistema “drive-thru”, na UFJF, e no Departamento de Saúde do Idoso.

Além destes dias, as doses podem ser recebidas, ao longo da próxima semana, em sete UBSs, sempre das das 9h às 16h. São elas:

UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF