Sistema “drive thru” continua nesta quarta, 10, desta vez para idosos de 84 anos ou mais (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A campanha de vacinação, realizada nesta quarta-feira, 9, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alcançou 467 profissionais de saúde, a partir dos 50 anos, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde. Eles receberam a primeira dose do imunizante. A ação, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). Nesta quarta-feira, 10, das 9h às 16, será a vez dos idosos a partir de 84 anos. Somente os residentes na cidade podem ser vacinados.

Nesta terça, puderam participar da ação pessoas que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, como, por exemplo, hospitais, clínicas e ambulatórios, das redes pública e privada, e que ainda não haviam recebido a primeira dose do imunizante. De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento, é importante destacar que o início da vacinação no público dos profissionais de saúde com idade a partir de 50 anos é um indicativo muito positivo do avanço da campanha, considerando que o município se encontra na fase mais restritiva do Programa Municipal de Enfrentamento à Covid-19, “Juiz de Fora pela Vida”. “Mais do que importante, é estratégico que consigamos vacinar o maior número de pessoas nos públicos definidos. Quanto mais imunizados mais conseguiremos reduzir a transmissão do vírus e diminuir a gravidade dos casos.”

Nascimento explica que, diante de uma pandemia, mesmo que a pessoa tenha tomado a primeira dose do imunizante, há a necessidade de manutenção das medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara e de álcool em gel. “A literatura médica diz que uma única dose da vacina não é suficiente para assegurar a exposição a atividades e locais com ampla circulação de pessoas e aglomerações em geral”, alerta. 

Idosos com 84 anos
Nesta quarta-feira, 10, é a vez de idosos com 84 anos ou mais receberem a primeira dose. Antes de comparecer ao drive thru, é necessário a realização do pré-cadastro disponível no site da Prefeitura e, se possível, também levar o formulário impresso já preenchido para diminuir o tempo de triagem na fila. A ação também acontece no estacionamento da Faced, das 9h às 16h. 

Vale ressaltar que, no dia da vacinação, os idosos devem apresentar cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, é necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que o cidadão compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Inicialmente, de acordo com o cronograma já divulgado pela PJF, além dos “drives-thrus” desta semana, realizados nos dias 9 e 10 na UFJF, está confirmado outro “drive-thru” na Instituição para o dia 17 de março, cujo público-alvo serão idosos a partir dos 82 anos de idade.

Outros Locais
Os idosos com mais de 84 anos e os profissionais de saúde também podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete unidades básicas de Sáude (UBSs):

Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Leia mais
Vacinação em profissionais de saúde e idosos com 84 anos inicia nesta 3ª, dia 9
Mais de 530 idosos com 85 anos ou mais são vacinados na UFJF
Em dois dias, 564 idosos de 90 anos ou mais são vacinados na UFJF
361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF
UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais
Mais de mil idosos com 90 anos ou mais são vacinados na UFJF no fim de semana
UFJF vacina idosos acima de 90 anos contra Covid-19 em drive-thru

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF