Ação acontece no sistema drive thru, das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Em continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19, idosos com 80 anos ou mais poderão ser imunizados com a primeira dose da vacina neste sábado, 20, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por meio do sistema “drive thru” (onde o imunizado pode permanecer dentro do automóvel), a ação acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Somente serão imunizados residentes no município.

A estrutura de “drive thru”, montada no campus, conta com três tendas e têm a capacidade de atender até 11 veículos por vez, o que torna o processo de vacinação bastante rápido. “Estamos preparados, com uma grande equipe de triagem e de vacinadores, para darmos celeridade à ação”, garante o coordenador da Faculdade de Enfermagem, Thiago César Nascimento.

Recomendações
O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nos “drives thrus” anteriores. É necessário que o idoso seja pré-cadastrado exclusivamente no site da PJF. Além disso, com o objetivo de diminuir o tempo de triagem na fila, é recomendado que o cidadão leve impresso o formulário para vacinação já preenchido, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

No dia da vacinação, os idosos devem apresentar cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que o cidadão compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Outros locais
Os idosos com 80 anos ou mais também podem, a partir desta segunda-feira, 22, ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete unidades básicas de Saúde (UBSs):

– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943.
– UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
– UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.