Profissionais de saúde, a partir dos 50 anos, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde e idosos a partir dos 84 anos terão a oportunidade de tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira, dia 9, e na quarta-feira, 10, em sistema drive-thru, das 9h às 16h, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação, que acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), é uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com a UFJF. Somente serão vacinados residentes na cidade.

Diferente das outras edições, nesta semana, os drives-thrus organizados na UFJF terão dois públicos diferentes, sendo necessário que os cidadãos se atentem às datas. Na terça-feira, 9, o alvo da campanha serão os profissionais de saúde, com idade a partir dos 50 anos completos, ativos e que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais das redes pública e privada e que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem da UFJF, Thiago César Nascimento, é necessário que o profissional faça o pré-cadastro disponível, exclusivamente, no site da PJF. “Além disso, com o objetivo de diminuir o tempo de triagem na fila, o cidadão pode levar impresso o formulário para vacinação já preenchido, deixando em branco apenas o campo Estabelecimento de Saúde. No dia de receber o imunizante, todos os profissionais de saúde deverão apresentar documento (original e cópia) da carteira do registro do Conselho de Classe e um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde ou a apresentação de uma declaração emitida pelo serviço de saúde.”

Idosos com 84 anos

Na quarta-feira, 10, é a vez de idosos com 84 anos receberem o imunizante no campus da UFJF. Nascimento aponta que as pessoas acima dessa idade que ainda não receberam a  primeira dose da vacina também poderão ser imunizadas e que o processo de vacinação segue os mesmos protocolos já realizados com os idosos das demais faixas etárias. “Também é necessário fazer o pré-cadastro disponível, unicamente, no site da PJF e, se possível, também levar o formulário impresso já preenchido para diminuir o tempo de triagem na fila.”

Vale ressaltar que, no dia da vacinação, os idosos devem apresentar cópia da identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é recomendável que o cidadão compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.

Imunização durante o lockdown

A ação de imunização desta semana coincide com a entrada de Juiz de Fora na Faixa Roxa do Programa Municipal de Enfrentamento à Covid-19, “Juiz de Fora pela Vida”. Neste cenário, mais do que importante, é estratégico, vacinar o maior número de pessoas nos públicos definidos. “Por isso fazemos um apelo para que os profissionais de saúde a partir dos 50 anos com vínculo profissional ativo e os idosos a partir de 84 anos compareçam nos drives-thrus que serão realizados nesta semana na UFJF. Quanto mais pessoas imunizadas, mais conseguiremos reduzir a transmissão do vírus, diminuir a gravidade dos casos e assim proteger tanto o individual quanto o coletivo”, registra Nascimento.

Além disso, acrescenta que a equipe está preparada, com um número grande de profissionais, para dar agilidade à ação. A estrutura conta com três tendas armadas no estacionamento da Faced para receber os veículos. “Devido à celeridade que precisamos dar ao processo, pedimos aos familiares que evitem sair de seus veículos para registrarem o ato de vacinação. Podem registrar dentro do veículo sem problema algum, mas fora deixa o processo mais lento gerando lentidão na fila”, finaliza.

Inicialmente, de acordo com o cronograma já divulgado pela PJF, além dos drives-thrus desta semana a serem realizados no dia 9 e 10 de março na UFJF, está confirmado também outro drive-thru na Instituição para o dia 17 de março cujo público-alvo serão idosos a partir dos 82 anos de idade.

Locais

Além do “drive thru” realizado na UFJF, os idosos com mais de 84 anos podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete UBSs:

– Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;

– UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;

– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.

– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;

– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;

– UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;

– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;

– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnicos-administrativo em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Mais de 530 idosos com 85 anos ou mais são vacinados na UFJF

Em dois dias, 564 idosos de 90 anos ou mais são vacinados na UFJF

361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF

UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais