Equipe da UFJF, composta por mais de 30 integrantes, foi homenageada com uma carta e uma orquídea, presentes dados por uma das idosas imunizadas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Abrindo mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19, 1.302 idosos com 80 anos ou mais receberam a primeira dose no último sábado, 20, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As pessoas foram atendidas por meio do sistema “drive thru” (pelo qual podem permanecer dentro do automóvel). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), contou com estrutura de três tendas e capacidade de atender até 11 veículos por vez. 

Segundo o coordenador da Faculdade de Enfermagem, Thiago César Nascimento, o movimento de carros foi intenso ao longo do dia, mas a vacinação seguiu em um tempo considerado satisfatório. 

Gratidão
Além da sensação de alívio pelo recebimento da primeira dose, o dia foi marcado por uma atitude generosa. Uma idosa presenteou a equipe de vacinadores com uma orquídea e uma carta. No documento, ela e sua família agradecem a força e a sensibilidade dos profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. “Esse lindo gesto comoveu toda a equipe”, lembra Nascimento.  

Outros locais
Os idosos com 80 anos ou mais podem que não foram ao campus no sábado podem, a partir desta segunda-feira, 22, ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete unidades básicas de Saúde (UBSs):

– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943.
– UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
– UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Ação conjunta
Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.