Teve início, nessa quarta-feira, dia 24, a vacinação contra a Covid-19 de profissionais de saúde ativos, a partir de 40 anos, e atuantes em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde. Foram imunizadas 861 pessoas, no sistema drive thru montado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em mais uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

.

Imunização continua nesta quinta, para trabalhadores com registro em Conselho e que atestem vinculação a estabelecimento de saúde assistencial (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Atraso
O início previsto para o atendimento acabou sofrendo atraso. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio de nota encaminhada para a imprensa, justificou o fato alegando ter recebido a informação de que profissionais pertencentes aos grupos constantes da Portaria 639, de 31 de março de 2020, do Ministério da Saúde (MS), mas que não prestam serviços assistenciais em saúde ou em vigilância em saúde em espaços e estabelecimentos com essa finalidade, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, estavam se mobilizando para irem se vacinar.

“Devido à situação, a equipe optou por iniciar a vacinação somente após a chegada do subsecretário de Vigilância em Saúde, Gustavo Felinto, que ressaltou as informações de quais eram os públicos a serem vacinados”, aponta a nota.

Felinto, explica que, nesta quinta-feira, 25, a ação continua, e poderão ser vacinados os profissionais do grupo previamente definido. “Estamos preconizando aqueles trabalhadores que, além de comprovarem a atuação com um registro em Conselho, atestem vinculação em estabelecimento de saúde assistencial”.

Sobre o imprevisto, o subsecretário aponta que a situação já foi resolvida e pede que os profissionais dessas categorias que não se enquadram nos requisitos tenham paciência. “Pedimos a compreensão, pois nesse momento a prioridade é outra. Não é uma decisão arbitrária. Ela segue uma recomendação do Ministério da Saúde (MS)”, diz.

Atuação da Universidade
Para o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento, a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de vacinação se dá através, principalmente, do cumprimento do Plano Municipal de Saúde, realizado por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI),  que sempre atendeu toda a necessidade de vacinação no Brasil e que já foi reconhecido mundialmente e considerado um dos maiores programas de imunização. “Por isso é muito importante reconhecer a importância do SUS e defendê-lo, valorizando o PNI, como vinha acontecendo nas últimas décadas.”

Além disso, Nascimento reforça que a participação da Universidade na campanha de vacinação contra a Covid-19 vem a somar às diversas ações de enfrentamento à pandemia firmadas em convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora. “Assim a UFJF atua de forma colaborativa no processo de vacinação, cuja gestão do cuidado à vacina fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, a Instituição segue as diretrizes e recomendações determinadas pela pasta.”

Continuação nesta 5ª
A ação terá continuidade nesta quinta-feira, 25, das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) no campus. O grupo, definido pelo Plano de Vacinação Municipal, contempla profissionais como biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e técnicos em radiologia, conforme a Portaria 639 do Ministério da Saúde.

Vale destacar que só serão vacinados trabalhadores que atuam em estabelecimentos de saúde que prestam assistência e vigilância, com vínculo ativo, ou seja, profissionais da área assistencial de saúde, estabelecimentos vinculados ao SUS ou à rede privada de saúde. Trabalhadores em home-office não serão vacinados.

A veracidade das informações apresentadas é da responsabilidade do profissional, sob penas previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro.

Pré-cadastro
Os profissionais precisam apresentar no local da vacinação a declaração de vinculação ativa à área assistencial de serviços de saúde. No caso de uso de um contracheque, é necessária a descrição detalhada da unidade, que reforce essa vinculação. Caso não haja essa descrição, devem preencher a autodeclaração e levá-la impressa. O modelo está disponível no site da PJF.

O procedimento para o ato de vacinação é o mesmo realizado nos “drives thrus” anteriores. Primeiro deve ser feito o pré-cadastro exclusivamente no site da PJF. Além disso, com o objetivo de diminuir o tempo de triagem na fila, os profissionais devem levar também impresso o formulário para vacinação já preenchido, deixando em branco apenas o campo “Estabelecimento de Saúde”.

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais podem se vacinar 4ª e 5ª na UFJF
Mais de 1.300 idosos de 80 anos ou mais são imunizados contra a Covid-19 na UFJF
Idosos com 80 anos ou mais podem se vacinar neste sábado, na UFJF
621 doses de esperança: Idosos com 82 anos ou mais são vacinados na UFJF