Por meio do sistema “drive thru”, 361 idosos com 90 anos ou mais receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira, 1º de março, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A ação, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF, continua nesta terça-feira, 2, das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), no campus.

A ação, parceria entre a Prefeitura e a UFJF, continua nesta terça, das 9h às 16h, em sistema “drive thru”, no estacionamento da Faculdade de Educação (Foto: Gustavo Temponi/UFJF)

Antes de dirigirem-se ao “drive thru” na UFJF, ou para outro local em que haja a aplicação da segunda dose do imunizante, idosos e familiares devem verificar, no cartão de vacinação, a data prevista para o recebimento da vacina. O prazo mínimo a ser respeitado a partir da data da primeira dose é de 14 dias. 

“Esperamos receber no campus da UFJF, não apenas aqueles idosos que tomaram a primeira dose aqui, mas todos aqueles que foram vacinados até o dia 15 de fevereiro. Já aqueles que foram imunizados no dia 16 do mesmo mês devem nos procurar a partir desta terça-feira”, reforça a gerente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Karla Tepedino

O coordenador do curso de Enfermagem, Thiago César Nascimento, explica que, mesmo que o cidadão tome as duas doses da vacina, é preciso dar continuidade a alguns protocolos de biossegurança; entre eles usar as máscaras, evitar aglomerações, manter o distanciamento social, os cuidados de higienização e a utilização do álcool em gel. “É importante que o regramento sanitário permaneça. Os estudos apontam que é preciso 21 dias, após a aplicação da segunda dose, para que o corpo comece a produzir anticorpos suficientes para a imunidade contra o vírus. No entanto, considerando que estamos em um período de pandemia, todas essas normas são necessárias para evitar a disseminação da Covid-19.”

Cuidados

Maria da Conceição Nascimento do Carmo, 93 anos, recebeu a segunda dose, mas garante que continuará com os cuidados indicados (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A movimentação do “drive thru” no primeiro dia da ação aconteceu de forma mais ágil, pois a triagem tem sido mais rápida em função da listagem com os cadastramentos já estarem prontas e pelo fato de ser necessário que o idoso apresentasse apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Acompanhada da filha e da neta, Maria da Conceição Nascimento do Carmo, compartilha que antes de tomar as duas doses sentia-se amedrontada. A chegada da vacina a permitiu ter mais tranquilidade e sossego. “Estou com 93 anos. Mesmo com a aplicação da segunda dose, vou continuar me cuidando como eu já estava. Vou me manter afastada do povo, não vou ficar saindo de casa e usando máscara.”

A neta, Ana Paula do Carmo, explica que, apesar de a avó estar imunizada, os cuidados precisam ser contínuos. “Ela é a segunda pessoa a ser vacinada na nossa família, pois a primeira fui eu por trabalhar em um hospital. Nós estávamos querendo muito que ela recebesse as duas doses porque era a pessoa com que mais nos preocupávamos”. Já a filha, Fátima do Carmo, diz estar feliz pela imunização de Maria da Conceição e de Ana Paula. Porém, aos 66 anos, espera chegar a sua vez logo. “Felicíssima por minha mãe e por minha filha, mas confesso que aguardo o momento em que eu possa também ser vacinada.”

Locais de vacinação
Dia 2 de março, terça-feira, das 9h às 16h, os idosos podem ser atendidos no sistema “drive-thru”, na UFJF, e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI).

Além destes dias, as doses podem ser recebidas, ao longo da semana, em sete UBSs, sempre das 9h às 16h. São elas:

UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Leia mais
UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF