Ação aconteceu no sistema “drive thru”, no estacionamento da Faculdade de Educação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Mais 621 imagens de esperança foram vistas nesta quarta-feira, 17, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde idosos com 82 anos ou mais receberam a tão esperada primeira dose da vacina contra a Covid-19. A ação ocorreu por meio do sistema “drive-thru”, na parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Somente os residentes no município puderam ser imunizados. 

A estrutura montada no campus contou com três tendas e capacidade para atender até 11 veículos por vez, tornando o processo de vacinação mais rápido. Segundo o coordenador da Faculdade de Enfermagem, Thiago César Nascimento, o movimento de carros foi tranquilo durante a maior parte do dia. “De manhã, teve um fluxo maior, que se normalizou no decorrer da tarde. A UFJF possui uma estrutura que propicia um bom atendimento a todos os que podem se vacinar.” 

Outros locais
Além do “drive thru” realizado nesta quarta na UFJF, os idosos com 82 anos ou mais também podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete unidades básicas de Saúde (UBSs):

– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943.
– UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.
– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72.
– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775.
– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910.
– UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.
– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433.
– UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 297.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores e estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnico-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa é sempre acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.