Equipe multiprofissional da UFJF, vacinou 2.012 pessoas por meio do sistema drive-thru (Foto: Gustavo Tempone)

Neste sábado, 27, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos espaços que deu início à imunização de idosos com 75 anos ou mais contra a Covid-19 no município. A procura pela aplicação da primeira dose da vacina alcançou número recorde e a equipe multiprofissional da UFJF vacinou 2.012 pessoas por meio do sistema drive-thru. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A vacinação manteve uma fila extensa ao longo do dia, no entanto, uma equipe com mais de 50 profissionais da Universidade atuou para que o processo de imunização acontecesse de forma rápida, apesar da alta procura. Segundo o coordenador da ação, Thiago César Nascimento, apenas na primeira hora da campanha de vacinação foram atendidas mais de 300 pessoas.

Estrutura montada no estacionamento da Faced permitiu atender até 26 veículos por vez (Foto: Gustavo Tempone)

Ao fazer um balanço durante a campanha deste sábado, Nascimento afirma que o “drive-thru” teve uma resposta bastante positiva, considerando que a expectativa pela alta procura da aplicação das vacinas na UFJF era esperada pela equipe. “A tendência com a abertura da vacina para faixas etárias cada vez mais novas é que o número de pessoas  atendidas seja cada vez maior. No entanto, a nossa estrutura montada, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), nos permite atender até 26 veículos por vez.”

Ato de amor

De acordo com dados disponibilizados pela PJF, os profissionais da UFJF tiveram uma estrutura capaz de atender até 50 pessoas a cada 15 minutos. Entre as idosas vacinadas, Eliane Pessanha Dias, 75 anos, além de receber a dose do imunizante, comemorou o aniversário junto à equipe da Universidade que cantou “Parabéns” durante o ato de imunização, trazendo alegria e esperança para a aniversariante.

Eliane conta que ser vacinada no dia do aniversário é um momento de muita felicidade e que, apesar do recebimento da primeira dose, dará continuidade aos cuidados. “Eu moro com a minha filha e vou continuar o mesmo sistema: usando máscaras e álcool em  gel. Estou muito feliz”, celebra.

Acompanhando a mãe, Lara Pessanha Dias Teixeira comenta que ficou muito emocionada e orgulhosa em participar desse momento ímpar. “A vacinação é um ato de cidadania, cuidado e amor, não só ao próximo, mas a nossa cidade e aos habitantes de Juiz de Fora. Espero que  a gente se livre logo dessa Covid e a vacina é a nossa única saída. Vamos todos continuar tomando os cuidados, mantendo o distanciamento e a nossa resiliência. Em breve vamos sair dessa.”

Valorização 

Aos 54 anos, o enfermeiro Marcos Antônio Garcia Vieira, acompanhou o pai Norberto Brighentti Bassi, 75 anos, para receber a primeira dose do imunizante. Já vacinado, por trabalhar na linha de frente de uma instituição pública de saúde, celebrou o momento,  ressaltou a importância da categoria junto ao Plano Nacional de Imunização (PNI) e foi aplaudido em meio a campanha. “Mais uma vez a enfermagem vai proteger toda a população brasileira. Que ninguém se esqueça disso.”

Ampliação da campanha de vacinação

A PJF anunciou na última sexta-feira, 26, o calendário para imunizar todos os idosos com mais de 65 anos até o final de abril. Para alcançar o objetivo, a partir da segunda-feira, 29, 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Departamento de Saúde do Idoso (DSI) estarão seguindo o cronograma proposto pela Secretaria de Saúde.

Os horários de atendimento e os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura.

Leia mais

Drive thru na UFJF vacina pessoas com 75 anos ou mais neste sábado, 27

Mais de 530 profissionais de saúde com 40 anos ou mais são vacinados nesta 5ª, na UFJF

861 profissionais de saúde com 40 anos ou mais são vacinados na UFJF

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais podem se vacinar 4ª e 5ª na UFJF

Mais de 1.300 idosos de 80 anos ou mais são imunizados contra a Covid-19 na UFJF

Idosos com 80 anos ou mais podem se vacinar neste sábado, na UFJF

621 doses de esperança: Idosos com 82 anos ou mais são vacinados na UFJF

Mais de 900 pessoas são vacinadas na UFJF em dois dias

UFJF vacina 467 profissionais da saúde ativos com 50 anos ou mais

Vacinação em profissionais de saúde e idosos com 84 anos inicia nesta 3ª, dia 9

Mais de 530 idosos com 85 anos ou mais são vacinados na UFJF

Em dois dias, 564 idosos de 90 anos ou mais são vacinados na UFJF

361 idosos de 90 anos ou mais recebem segunda dose da vacina na UFJF

UFJF terá “drive thru” para aplicação da 2ª dose da vacina em idosos de 90 anos ou mais

Mais de mil idosos com 90 anos ou mais são vacinados na UFJF no fim de semana

UFJF vacina idosos acima de 90 anos contra Covid-19 em drive-thru

 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF