A vacinação ocorreu na reitoria da UFJF e incluiu vacinas contra a covid-19, influenza e meningite (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Superando as expectativas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aplicou mais de duas mil e cem vacinas nesta quinta-feira, 1° de junho, na reitoria da instituição. No total, foram aplicadas 772 vacinas bivalentes, 708 contra a Influenza e 659 contra a meningite, totalizando 2.139 aplicações.

A campanha de vacinação contra a Covid-19, meningite e influenza foi destinada para professores, alunos, técnicos administrativos em educação (TAEs) e servidores terceirizados da instituição. A ação começou às 10h da manhã e durou até cerca de 16h.

O reitor da UFJF, Marcus David, reforçou a importância da participação da universidade no processo de imunização (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A iniciativa se deu através das parcerias entre a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Faculdade de Enfermagem da UFJF, os diretórios acadêmicos da instituição (DAs) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

De acordo com os organizadores da ação e professores da Faculdade de Enfermagem, Érika Andrade e Thiago Nascimento, trazer as vacinas para a comunidade universitária otimizou ainda mais a cobertura de imunização do município. Segundo eles, a repercussão foi positiva e o público correspondeu ao chamado pela saúde e conscientização, evidente pelo movimento constante de pessoas durante todo o dia.

Presente na ação para atualizar o seu cartão de vacinação, o reitor Marcus David ressaltou que “a Universidade participar deste processo de imunização da população juiz-forana demonstra a absoluta relevância da instituição junto à sociedade”. A vice-reitora da UFJF, Girlene da Silva, também esteve presente e participou da equipe de imunização no campus, visto sua área de atuação no campo da Enfermagem. Ela pontuou que essa medida também atende muitos indivíduos que, por razões diversas, não procuraram uma unidade de saúde para se vacinar.

A vice-reitora, Girlene da Silva, participou da equipe de imunização (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

“Além disso, nós reforçamos o trabalho do Ministério da Saúde, quando ela chama toda a população para atualizar e completar seu cartão de vacinação. O papel da universidade é introduzir e fazer ciência para o bem de todos”, destacou a vice-reitora.

A campanha contou com o apoio de alunos da Faculdade de Enfermagem da UFJF. Entre eles, a estudante do oitavo período, Kamila Jardim, ressaltou que ver a comunidade acadêmica abraçando a causa provocou uma grande satisfação. “É muito bom ver a universidade reunida aqui. Tem alunos da enfermagem de vários períodos, além dos professores. É gratificante saber que esse envolvimento vai contribuir com a saúde e o bem-estar de muitas pessoas.”

Aprovação e inspiração

Mesmo diante da extensa fila, a comunidade universitária participou efetivamente da campanha. Um dos imunizados, o estudante Levi Souza, do curso de Direito, expressou seu entusiasmo e a importância dessa iniciativa. Segundo Souza, a campanha é de extrema relevância, especialmente considerando a dificuldade ocasional de encontrar vacinas nas unidades básicas de saúde. “E o melhor de tudo é poder se imunizar do lado da faculdade, local que eu já estaria de toda forma”, completa.

O professor Ricardo Lopes ao lado do filho Francisco (Foto: Vívian Armond)

O servidor terceirizado da UFJF, Silvano Benedito Lopes, faz coro ao aluno. “Essa iniciativa da Universidade foi muito bacana, ainda mais para nós que lidamos com muitas pessoas o tempo inteiro. É importante a imunização para não pegarmos nenhuma doença e também não levarmos para a família.”

Já a servidora da UFJF, Gabriella Ribeiro, atribuiu a adesão à campanha de vacinação também à pandemia da covid-19, que segundo ela, impulsionou uma reflexão diferenciada sobre a importância da imunização. “Tínhamos o hábito de tomar apenas a vacina da gripe. Depois desse período, repensamos nosso esquema vacinal e, mais do que nunca, tornamos a discussão de saúde pública mais relevante.”

Acompanhado pelo filho Francisco, o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Ricardo Lopes, falou sobre a importância de dar exemplo para as futuras gerações. “É fundamental fazer com que os nossos filhos entendam a importância de se vacinar. Eu espero que ele cresça um homem consciente e bem sensível sobre a necessidade das vacinas para a saúde da população em geral”.

Outros pontos de vacinação

A campanha de imunização contra a Covid-19, meningite e influenza continua nesta sexta-feira, 2, para o público do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), localizado na Av. Eugênio do Nascimento, 620, bairro Aeroporto. A vacinação será aplicada das 9h às 13h.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial