Imunização prossegue neste sábado, 6, das 9h às 16h (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Por meio do sistema drive thru, 535 idosos com 85 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 5, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, que acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced), é uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora com a UFJF e continua neste sábado, 6, das 9h às 16h. Somente os residentes na cidade podem ser vacinados.

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem da Universidade, Thiago César Nascimento, o primeiro dia de vacinação para a faixa etária foi marcado pela agilidade e pela tranquilidade durante o processo. “A estrutura montada, de três tendas, com capacidade de atendimento para até 11 carros, ajudou a dar mais dinâmica, principalmente pela manhã, marcada pelo alto fluxo de veículos.”

O drive-thru disponibilizado na UFJF dá início à administração da primeira dose do imunizante em idosos na faixa etária entre 85 e 87 anos completos. Pessoas acima dessa idade que ainda não receberam a primeira dose podem procurar a equipe neste sábado, 6. “A UFJF está preparada para receber os idosos com toda tranquilidade”, garante Nascimento.

Documentos e formulário

Para a aplicação do imunizante, é preciso que os cidadãos apresentem um documento de identidade com foto e o comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa a ser imunizada reside no local. Além disso, antes de receber a vacina, o idoso ou familiares/acompanhantes devem fazer o pré-cadastramento disponível, exclusivamente, no site da Prefeitura.

O preenchimento do formulário é simples. São exigidos apenas dados como nome, cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento, sexo, telefone e idade. O formulário ainda permite identificar se o idoso está acamado ou se possui alguma comorbidade. Vale lembrar que o questionário não é um sistema de agendamento, pois o objetivo é obter informações sobre o quantitativo de pessoas imunizadas de acordo com a faixa etária indicada.

Além do pré-cadastro, a Prefeitura disponibilizou um formulário que pode ser impresso e deve ser preenchido pelos idosos ou por seus familiares e/ou acompanhantes. O objetivo é que o documento seja entregue no momento da vacinação para agilizar o processo de triagem e, consequentemente, permitir que a aplicação das doses seja mais ágil. O formulário está disponível na página de pré-cadastramento.

Nascimento reforça sobre a importância da realização do pré-cadastramento e da impressão do formulário eletrônico. Também explica que o campo “Estabelecimento de Saúde” deve ser deixado em branco e orienta sobre questões práticas para a aplicação da vacina. “Em relação à vestimenta, para agilizar o ato de vacinação, é bom que o idoso compareça com roupas que permitam a exposição do braço de forma facilitada.”

Locais

Além do drive thru na UFJF, os idosos com mais de 85 anos podem ser imunizados no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e em sete UBSs. O horário de atendimento é das 8h às 16h, exceto nas quintas-feiras, em que a aplicação dos imunizantes acontece das 8h às 14h. Os endereços são:

Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;

UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;

UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.

UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;

UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;

UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;

UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;

UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas UBSs, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh), e residentes em Enfermagem. A equipe conta ainda com a colaboração de professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

A iniciativa está sendo acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.