O Cineclube Movimento em parceria com o MAMM traz os filmes “Let Us Persevere in What We Have Resolved Before We Forget” (2013) e “Visions Of An Island” (2016), exibido no dia 16 de agosto às 15h no Museu de Arte Murilo Mendes.
Sinopse de “Let Us Persevere in What We Have Resolved Before We Forget”: John Frum profetizou a ocorrência de um cataclismo em que Tanna se tornaria plana, as montanhas vulcânicas cairiam e encheriam os leitos dos rios para formar planícies férteis, e Tanna seria unida às ilhas vizinhas de Eromanga e Aneityum para formar uma nova ilha. Então John Frum se revelaria, trazendo um reino de bem-aventurança, os nativos recuperariam sua juventude e não haveria doença; não haveria necessidade de cuidar de jardins, árvores ou porcos. Os brancos iriam; John Frum criaria escolas para substituir as escolas da missão, e pagaria chefes e professores.
Sinopse de “Visions Of An Island”: Um ancião de Unangam Tunuu descreve penhascos e cumes, pássaros à deriva e praias desertas. Um grupo de alunos e professores brinca e inventa jogos revitalizando sua linguagem. Um visitante vagueia em uma crônica quixotesca do terreno terrestre e celestial. Estas visões oferecem vislumbres de uma ilha no centro do Mar de Bering.
A exibição faz parte da mostra do Cineclube Movimento “Mostra de Cinema Continental”, representando os Bálcãs, e foi acompanhada de um debate sobre o filme com a participação do curador da sessão João G. Cendretti.

Cartaz por João G. Cendretti
Fotos da sessão:


Fotos por Nina Cristofaro