Fechar menu lateral

Novembro de 2019

O Cineclube Movimento em parceria com o MAMM traz a mostra “Theodoros Angeolopoulos” com exibições nos dias 20 e 30 de Novembro.
Com a curadoria de Cadu Mendes Couto, a mostra tem como objetivo refletir aspectos poucos discutidos sobre a obra do diretor.

Segundo Cadu Couto “Há um consenso entre os estudos acadêmicos e a crítica jornalística sobre a obra de Angelopoulos: esta pode ser dividida em dois períodos. O primeiro consiste em filmes cujo protagonismo está no coletivo. No segundo há um movimento em direção ao indivíduo e explora os dilemas pessoais. Em ambas as etapas o pano de fundo é o mesmo: a história do leste europeu, sua política, seus problemas.
Todavia, notamos que determinados trabalhos dessa fase tardia de Angelopoulos possuem um viés religioso, pouco explorado. Nosso trabalho é refletir sobre essa religiosidade.”

Programação:

20/11 – 19 horas
A Eternidade e um dia (1998)
Duração: 137 min
Sinopse: Alexandre , um famoso escritor, se prepara para deixar a casa que sempre viveu. Ao arrumar seus pertences, encontra uma carta de sua mulher, Ana, sobre um dia de verão há 30 anos. Assim, ele começa estranha viagem, onde o passado e o presente se mistura.

30/11 – 15 horas
A poeira do tempo (2009)
Duração: 125 min
Sinopse: Sinopse: O diretor de cinema conta a sua história e a de seus pais, revelando a sua trajetória familiar.

Sobre o curador: Cadu Mendes Couto é Doutorando em Artes, Cultura e Linguagens na UFJF, onde estuda as articulações entre arte, cinema e espiritualidade.
Profissionalmente, trabalhou com pós-produção para cinema e publicidade na Casablanca/Teleimage. Na mesma empresa coordenou departamento de restauração digital.

As exibições são gratuitas e acontecem no Museu de Arte Murilo Mendes, seguidas de debate.
Esperamos vocês!

Classificação indicativa: 14 anos