Fechar menu lateral

Abril de 2019

Mostra “Agnès  por Varda” – 08/04 à 29/04

Na segunda-feira  do dia 08/04, tivemos o início da nova mostra “Agnès por Varda” que exibiu exibe um recorte na filmografia  da diretora belga diretores belga Agnès Varda . O objetivo da mostra foi apresentar um panorama da sua carreira, atravessando as suas ficções, documentários e curtas.

A mostra conta com a curadoria das estudantes em Licenciatura em Artes Visuais e também bolsistas do CPCine Janis Souza e Thaiz Freitas.
A mostra “Agnès por Varda” foi composta por dois longas e e cinco curtas, todos acompanhamos de debate após a exibição.

As sessões aconteceram às 14:30 hs na sala de Cinema Germano Alves, 213. Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

 

 

– As praias de Agnès (2011) – 08/04

Direção: Agnès Varda

Duração: 110 min

Classificação: livre

Sinopse:  Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy.

 

 

15/04

Classificação: 16 anos

 

– Resposta das Mulheres: Nosso Corpo, Nosso Sexo (1975) 

Direção: Agnès Varda
Duração: 8 min
Sinopse: O que ser uma mulher realmente significa? Um grupo variado de mulheres responde diante das câmeras de Agnès Varda.

 

– Os Panteras Negras (1968) 

Direção: Agnès Varda
Duração: 31 min
Sinopse: No verão de 68, os Panteras Negras, de Oakland (Califórnia), organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências negras, durante esse processo político. Neste sentido, deve-se realmente datar este documento: 1968.

 

– A Ópera-Mouffe (1958) 

Direção: Agnès Varda
Duração: 16 min
Sinopse: Uma Rua, com seus transeuntes. Feirantes, compradores, vendedores.
Velhos, jovens, crianças, passantes. Amantes alegres, velhos mal humorados.Alguns apressados, outros se arrastam vagarosamente, com graça. Se coçam, riem, conversam, compram, vendem, cantam.Compositores de uma cartografia urbana que compõe o bairro da rua Moffetard, apelidada “La Mouffe” e todas estas imagens
“são feitas” a partir da anotações de uma mulher grávida. Junto com esta cartografia imagética sons e cantos de Georges Delerue badalam poeticamente. Uma construção desejante produtora.

 

– Ulisses (1983) 

Direção: Agnès Varda
Duração: 22 min
Sinopse: De frente para o mar, uma cabra, uma criança e um homem. Trata-se de uma fotografia feita por Agnès Varda, em 1954: a cabra estava morta, a criança se chamava Ulisses e o homem estava nu. A partir desta imagem fixa, o filme explora o que poderia existir entre o imaginário e o real. Flertando com a memória, pode-se deparar com ossos.

 

– Saudaçóes, Cubanos! (1971) 

Direção: Agnès Varda
Duração: 30 min
Sinopse: Agnès Varda traz de Cuba mil e oitocentas fotos em preto e branco, e faz com elas um documentário didático e divertido. Fidel e os músicos, socialismo e chá-chá-chá.

Classificação indicativa: 16 anos

 

 

 

– Os Renegados (1985)  – 29/04

Direção: Agnès Varda

Sinopse: É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que houve.
Classificação: 14 anos